Lia Nogueira intervém e evita que pacientes da UPA fiquem sem atendimento
26/06/2019 08:55

26/06/2019 08h53 - Por: Assessoria

Vereadora recebeu cópias de cartas renúncias de médicos, informando que eles não iriam mais cumprir plantão até receber os salários em atraso

A vereadora Lia Nogueira (PR) precisou intervir mais uma vez para evitar um colapso na Saúde de Dourados, mais precisamente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico). Nesta terça-feira (25), a vereadora recebeu cópias de cartas renúncias elaboradas por médicos e enviadas à direção da UPA. Nos documentos, um grupo de cerca de 15 profissionais comunicavam que a partir desta data, não cumpririam mais plantão na unidade de saúde, até que os salários em atraso fossem efetuados.

A ameaça de suspensão do atendimento, iria afetar principalmente os pacientes das alas amarela e vermelha, ou seja, onde são registrados os casos mais graves, de urgência. Preocupada com a situação, a vereadora denunciou o problema e expôs a crise na UPA à população. Em resposta a cobrança de Lia Nogueira ao município, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, tratou logo de buscar uma solução.

Para não deixar os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) sem assistência, a secretária de Saúde, Berenice Machado de Souza, assegurou que todo o empenho está sendo feito para que dos dois salários em atraso, ao menos um seja pago até sexta-feira (28). A secretária também informou que novos profissionais estão sendo contratados e deverão começar a atuar em breve na Rede Pública de Saúde.

Lia Nogueira destacou o empenho da secretária e da prefeita Délia Razuk (PR) em sanar estes problemas. "A intervenção do município na gestão da UPA e do Hospital da Vida, processo todo ele acompanhado pelo Ministério Público, dará mais segurança, agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do SUS. Estamos confiantes na melhoria do serviço", destacou a vereadora.

Conforme Lia, é missão do vereador fiscalizar, denunciar, cobrar do Executivo a correta aplicação dos recursos públicos. "Não vou me eximir jamais de minha responsabilidade. É meu dever ajudar a prefeitura a atender a população com dignidade e respeito", ressaltou a vereadora.

Vereadora em fiscalização na UPA (Foto: Assessoria)