Lia Nogueira expõe falta de pagamento dos médicos da UPA e HV
Vereadora Lia Nogueira com grupo de profissionais da saúde, no Hospital da Vida
15/08/2022 10:22

A vereadora Lia Nogueira (PSDB) está cobrando da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) e da administração municipal, o pagamento dos salários em atraso dos médicos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e HV (Hospital da Vida). Os profissionais estão há três meses sem receber. Só no Hospital da Vida são oferecidas 15 especialidades médicas para a cobertura do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) da macrorregião.

Lia destaca que, assim como os demais profissionais, os médicos cumprem com suas jornadas de trabalho e o mínimo que se espera é que eles recebam em dia os seus proventos. A vereadora pontuou que, “enquanto os médicos estão com o salário em atraso, o município aprova taxas e impostos que pesam no bolso da população, como a taxa do lixo, por exemplo, que só neste ano deve arrecadar cerca de R$30 milhões para os cofres públicos.”

“Quando estive como presidente interina da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, com os meus colegas parlamentares Liandra e Diogo Castilho, conseguimos junto ao Governo do Estado um aporte financeiro de R$ 70 milhões, um “socorro” para a saúde de Dourados. Mas cadê esse dinheiro? Fui informada que esse recurso já foi repassado pelo governador Reinaldo Azambuja ao município de Dourados. Vamos questionar onde e de que forma este dinheiro está sendo aplicado”, afirma a vereadora.

Outro questionamento apontado por Lia Nogueira foi que se os médicos estão sem receber, como a administração municipal fará para garantir o cumprimento da lei do piso nacional da enfermagem? De acordo com a vereadora, somente em relação a Funsaud são em torno de 300 profissionais que atuam no atendimento diário aos usuários do SUS.

Na sessão desta segunda-feira (15), a vereadora irá apresentar um requerimento cobrando do município e da direção da Funsaud a regularização do pagamento dos médicos e uma prestação de contas sobre o aporte financeiro do Governo do Estado a Dourados.