Lia Nogueira denuncia caos na UPA
28/03/2019 12:53

28/03/2019 12h51 - Por: Assessoria

Médicos estão desde janeiro sem receber salário e ameaçam reduzir atendimento

A vereadora Lia Nogueira (PR), em visita à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Dourados, constatou uma série de problemas. A unidade que não está comportando a demanda de pacientes pode ter a situação agravada. Após a presença da parlamentar, médicos que pediram para não ser identificados procuraram Lia Nogueira para denunciar o atraso nos salários.

Conforme a denúncia, são cerca de 60 médicos lotados na UPA e que estão sem receber desde janeiro. O último pagamento foi feito em dezembro pela Funsaud (Fundação de Saúde) que administra além da UPA, o Hospital da Vida.

De acordo com o relato dos profissionais, muitos estão passando por dificuldades pela falta de pagamento. Alguns médicos ameaçam reduzir o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), como forma de protesto.

Para a vereadora, os relatos dos médicos são impressionantes. "Alguns me disseram que estão até doentes com a situação e que não estão tendo estrutura psicológica para atender os pacientes", informou.

Segundo Lia Nogueira, os profissionais procuraram a Funsaud para questionar sobre o atraso nos salários e a resposta que eles obtiveram da direção foi de que não há uma previsão para que a situação seja normalizada.

A vereadora informou que, diante da situação de caos, irá encaminhar um ofício à Funsaud e à Prefeitura de Dourados cobrando explicações. Lia Nogueira também esclareceu que irá acionar o Ministério Público."Não podemos ver uma situação dessas sem nada fazer. É função do vereador fiscalizar e cobrar do Executivo a aplicação transparente dos recursos destinados à saúde pública", destacou a parlamentar.

Vereadora Lia Nogueira durante visita à UPA (Foto: Assessoria)