Lia Nogueira comemora cobranças que foram atendidas para o Viva Mulher
Vereadora teve atendida a cobrança por melhorias na estrutura de atendimento a mulheres vítimas de violência
Foto: Divulgação/Assessoria
29/06/2022 15:29

A vereadora Lia Nogueira (PSDB) foi informada pela Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) que as melhorias cobradas para o programa Viva Mulher, foram atendidas. Entre elas a limpeza externa e interna do prédio da unidade. As telhas também foram trocadas e o problema com o transporte foi resolvido, deixando um veículo disponível às mulheres atendidas.

A vereadora ressaltou que a denúncia sobre as condições foi feita no fim de abril, há exatos dois meses, quando Lia fez uma visita ao Viva Mulher. O programa é muito importante na assistência às mulheres de Dourados em situação de violência doméstica e tem o objetivo de oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às vítimas.

Na época, o espaço físico estava comprometido, com buracos no telhado que causavam goteiras quando chovia, faltava veículo para atender profissionais e também as vítimas que dependem, muitas vezes, da busca ativa para serem protegidas.

"Solicitamos, por meio de ofício, as melhorias. Apenas fiz meu trabalho de fiscal do povo e cobrei soluções de problemas que não deveriam ocorrer. Vimos falta de profissionais, estrutura comprometida, atendimento precário às vítimas e falta de limpeza. Conquistamos também a destinação de uma assistente social para atender as vítimas. Agora, podemos comemorar que os problemas foram resolvidos, graças as cobranças feitas", destacou a vereadora.

A Semas garantiu que a limpeza vai continuar sendo realizada por uma equipe técnica e que, agora, tudo está como cobrado por Lia. "Como parlamentar e como mulher, fico tranquila de saber que as demandas foram atendidas e que as mulheres vítimas de violência, que já passam por situações tristes, podem agora aproveitar o espaço e os serviços oferecidos, tudo com mais conforto e tranquilidade", concluiu.

O Programa

O Viva Mulher (Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) realiza não apenas atendimentos às mulheres vítimas de violência física ou sexual, mas ainda violência psicológica, patrimonial e moral. Não é necessária denúncia, nem boletim de ocorrência para procurar o serviço e o atendimento é aberto a todas que precisem.

O Viva Mulher fica na rua Hiran Pereira de Matos, número 2.520, na Vila Mary. Os telefones para contato são: (67) 3424-5268 ou 9 8468-6108. Para denúncias de ações de violência contra a mulher, o telefone da DAM (Delegacia da Mulher) é o 3421-1177.