Lia Nogueira cobra mais pediatras para atender na UPA nos finais de semana e feriado
Lia Nogueira esteve no final de semana na UPA e constatou a necessidade de mais pediatras para atender a grande demanda de pacientes 
Foto: Divulgação
20/09/2021 13:19

A vereadora Lia Nogueira (PP) solicitou à administração municipal, por meio de requerimento encaminhado para a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde) de Dourados, a contratação de mais pediatras para atender nos finais de semana e feriados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico). Em visita à unidade de saúde no domingo (19), a vereadora constatou a necessidade de reforço de pediatras nos plantões. Ela esteve na unidade atendendo ao chamado de pais de crianças que aguardavam atendimento médico há mais de cinco horas no local.

Segundo Lia, nos períodos matutino e vespertino, a UPA, que é a única unidade com atendimento pediátrico aos finais de semana e feriados em Dourados, conta apenas com um especialista em atendimento infantil para cada turno. A vereadora relata ainda que, além da demanda normalmente ser grande, com o período agora de baixa umidade relativa do ar, o fluxo no atendimento registrou aumento e o número de pediatras nos plantões de final de semana e feriados já não é o suficiente para garantir a cobertura em saúde pública.

De acordo com a vereadora, no domingo passado havia dezenas de crianças com quadro de vômito, febre alta, diarreia e suspeita de virose que aguardavam atendimento na UPA. Ela informou também que, no período vespertino, a situação ficou ainda mais grave. “Além dos menores que aguardavam pelo médico, chegaram mais crianças e havia apenas um pediatra no plantão. Vi os pais desesperados na recepção da UPA com os filhos vomitando, chorando de dor e o pediatra se desdobrando para atender a todas as crianças. Situação muito triste”, destacou.

No requerimento a ser apresentado na sessão da Câmara Municipal de Dourados desta segunda-feira (20), Lia Nogueira questiona se o município tem estudos para avaliar a quantidade mínima de pediatras necessários para atender a grande demanda da UPA nos feriados e finais de semana. A parlamentar também solicita explicações sobre a forma que tem sido realizada as contratações dos médicos plantonistas e se há um planejamento para regularizar o atendimento nos locais de alto fluxo de demanda, como no caso da UPA, por exemplo.

Integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Dourados, Lia Nogueira sugeriu também a realização de uma reunião com os demais membros da comissão para deliberar sobre o tema. A ideia é elaborar, em regime de urgência, um documento com pedido de contratação de mais pediatras para que possam suprir a grande demanda na UPA nos finais de semana e feriados.

 

 

--

Texto/Fonte:

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.