Lia Nogueira cobra explicações sobre falta de médico em UBS
Vereadora Lia Nogueira cobra explicações da Prefeitura
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/08/2022 08:19

Após reclamações dos moradores da região do Parque das Nações I, a vereadora Lia Nogueira (PSDB), por meio de requerimento, solicitou explicações à Prefeitura de Dourados e da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) sobre a falta de médico na UBS (Unidade Básica de Saúde), que atende a região.

Conforme relato de usuários, há três semanas a população sofre sem os profissionais da saúde, o que prejudica o atendimento digno aos pacientes que buscam o sistema de saúde no município.

“Recentemente estive no posto pois estava faltando médico, conversamos com a coordenação e falaram que em três ou quatro dias seria contratado um profissional para a equipe 57 e, agora, o problema volta a se repetir”, cobrou a parlamentar.

A unidade compreende duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Somente a equipe 57, que sofre com a falta de profissional, são atendidos 4 mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Na época em que foi votado o projeto de lei de aumento de salário do executivo e secretários, que alguns colegas e eu votamos contra, o argumento utilizado foi de que, com isso, se resolveria o problema da saúde, sob a alegação de que, por lei, ninguém pode ter salário superior ao do prefeito e, com o aumento, a administração conseguiria oferecer um teto bacana aos médicos. Segundo o prefeito, com essa compensação tudo seria solucionado”, relembrou Lia.

A vereadora pediu que os responsáveis apresentem um prazo para que o atendimento médico seja regularizado na unidade e reforçou que oferecer um salário competitivo ajudará a atrair novos profissionais, uma vez que alguns estão deixando o município em busca de melhores propostas de trabalho.