Lia Nogueira cobra explicações da prefeitura sobre bloqueios de telefones dos plantões de serviços sociais
Vereadora Lia Nogueira recebeu denúncias de usuários dos serviços sociais da prefeitura
Foto: Assessoria
01/02/2022 12:15

A vereadora Lia Nogueira (PP) enviou oficio à Prefeitura de Dourados, cobrando explicações da Secretaria de Assistência Social sobre o motivo do bloqueio das linhas telefônicas dos serviços de plantão do Conselho Tutelar e do Auxílio Funeral. Segundo Lia, desde a semana passada as linhas foram cortadas e os serviços de assistência social às comunidades de baixa renda do município ficaram comprometidos.

No ofício protocolado nesta segunda-feira (31) na Secretaria Municipal de Assistência Social, a vereadora requer informações sobre o motivo do bloqueio das linhas junto às empresas de telefonia móvel e se há previsão de quando os plantões telefônicos serão regularizados. Lia Nogueira destaca que os serviços prestados por meio de plantões noturnos e de final de semana pelo Conselho Tutelar e o Auxílio Funeral dependem dessas linhas de telefonia móvel.

O problema da suspensão dos plantões telefônicos veio à tona no último final de semana, após várias denúncias feitas por usuários da assistência social à vereadora. De acordo com Lia, houve caso inclusive de uma família sem condições financeiras para arcar com os custos funerários que ficou desassistida.

Lia Nogueira esclarece que tais serviços sociais são imprescindíveis para o atendimento às pessoas carentes do município e também para o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Com base nas denúncias feitas à parlamentar, foi constatado que os telefones dos plantões das duas bases do Conselho Tutelar e do Auxílio Funeral estão sem funcionar há quase uma semana.

Os cortes nas linhas de telefonia móvel estariam diretamente relacionados a problemas nos contratos celebrados entre o município e empresas de telefonia. No caso do Conselho Tutelar, o órgão possui em suas duas bases, localizadas em diferentes regiões da cidade, os telefones fixos. O horário de funcionamento do Conselho Tutelar é de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, sem intervalo para o almoço. Após esse horário e nos finais de semana, só mesmo os telefones de plantão ficam disponíveis à comunidade para qualquer que seja a ocorrência.