Lia Nogueira cobra estudos para instalação de UPA3 em Dourados
12/04/2019 11:33

12/04/2019 11h31 - Por: Assessoria

Vereadora ressalta que Ministério da Saúde tem disponibilizado recursos de até R$ 4 milhões para instalação de Unidade de Pronto Atendimento em cidades com mais de 200 mil habitantes

A vereadora Lia Nogueira (PR) está cobrando da secretaria municipal de Saúde o início imediato de estudos e elaboração de projeto técnico para instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tipo III, em Dourados. "A Portaria número 342, de 4 de março de 2013, do Ministério da Saúde define as regras para instalação das UPAs e prevê que cidades como população entre 200 mil e 300 mil habitantes possam receber uma unidade maior, com 1300 metros de área construída, para atender até 350 pacientes por dia em 15 leitos e que ofereçam para a população seis médicos das 7h às 19h e três médicos das 19h às 7h", ressalta Lia Nogueira.

De acordo com a vereadora, os recursos para a construção da UPA tipo III estão disponíveis no orçamento do Ministério da Saúde, de forma que o município só precisaria demonstrar interesse para receber o projeto. "A UPA Porte III tem recurso de incentivo financeiro de investimento no valor de R$ 4 milhões para construção, mobiliários e equipamentos, bem como previsão de aporte mensal para despesas com a manutenção, de forma que caberia à Prefeitura de Dourados buscar parceria com o governo do Estado para garantir os pagamentos dos profissionais de saúde que vão trabalhar na nova unidade", defende Lia Nogueira.

Lia sugere ainda que a UPA Porte III seja construída na região do Grande Flórida, para atender a população de toda aquela localidade que precisa se deslocar até o outro lado da cidade em busca de assistência médica. "Não podemos privar essa população de uma UPA 24h, de forma que os moradores do Grande Flórida precisam ser atendidos em um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica de Saúde e a Atenção Hospitalar", completa.

A portaria do Ministério da Saúde define que a UPA 24h será implantada em locais ou unidades estratégicas para a configuração da rede de atenção às urgências, em conformidade com a lógica de acolhimento e de classificação de risco. "Devemos atuar para garantir aos moradores daquela região uma unidade capaz de se integrar com a Atenção Básica à Saúde, SAMU 192, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde", enfatiza a vereadora.

Lia Nogueira afirma que vai procurar as autoridades de saúde de Dourados, bem como o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o próprio Ministério da Saúde na esperança de garantir a construção de uma UPA Porte III em Dourados. "O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta é do nosso Estado, tem feito juras de amor ao MS e à Dourados, de forma que não vejo grandes dificuldades em assegurar essa conquista para a saúde pública em nossa cidade", ressalta. "Com vontade política e compromisso com a população poderemos garantir a UPA Porte III para Dourados", finaliza Lia Nogueira.


Lia Nogueira defende a construção de uma UPA Porte III na região do Grande Flórida (Foto: Assessoria)

Texto/Fonte: