Lia Nogueira cobra conclusão de Ceims para reduzir déficit da Educação Infantil
Lia Nogueira esteve pessoalmente em visita a uma das obras não concluídas de Ceim em Dourados
Foto: Divulgação/Assessoria
21/02/2022 14:53

A vereadora Lia Nogueira (PP) pretende apresentar requerimento ao Executivo Municipal para cobrar a retomada e conclusão das obras dos três Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados.

De acordo com Lia, a ativação dessas unidades de ensino vai ajudar a reduzir o déficit de vagas na Educação Infantil da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. O requerimento deve ser encaminhado na Sessão Ordinária marcada para a próxima quarta-feira (23).

A vereadora esteve pessoalmente em visita à dois dos três Ceims em que as obras estão paralisadas há anos. Nos locais, Lia se deparou com um cenário de total abandono. No caso do Ceim do Parque do Lago I, o prédio que foi concluído quase que 100%, mas está cercado por um matagal e teve muitos materiais da parte elétrica e hidráulica furtados, além de ser alvo constante de atos de vandalismo.

Outro Ceim vistoriado foi o do Parque Rego D’Água, uma das regiões mais populosas do município. Iniciada em 2017, a obra deveria ter sido entregue no final da gestão anterior, mas até o momento o município não tem sequer data para o término. Lia destacou que assim como o Ceim do Parque do Lago I, o do Parque Rego D’Água também foi alvo de atos de vandalismo e teve praticamente toda a parte elétrica furtada.

“É triste ver o descaso da administração municipal na condução de obras tão importantes como essas. Enquanto esses prédios vão ficando com as estruturas condenadas devido a ação do tempo, dezenas de crianças aguardam uma vaga no Ceim. Um direito assegurado por lei para elas, mas que não vem sendo cumprido pelo Executivo Municipal”.

Para a vereadora, concluídos e devidamente ativados, esses Ceims poderiam sanar o problema enfrentado pelos pais que vivem uma verdadeira peregrinação em busca de vagas para as crianças. Além disso, seria também de grande valia para a Semed (Secretaria Municipal de Educação), que não consegue reduzir o déficit de vagas.

“Recebo todos os dias inúmeras reclamações de pais desesperados por não conseguirem vagas nos Ceims. A Educação Infantil vive um caos e tudo isso poderia ser evitado com a entrega dessas novas unidades de ensino. Vale lembrar que os recursos públicos para a execução dessas obras já foram empenhados”, esclareceu a vereadora.

Lia Nogueira informou que fará cobranças à administração municipal no sentido de concluir o quanto antes esses Ceims, para que crianças não permaneçam fora da sala de aula em Dourados.