Lei da vereadora Liandra da Saúde institui campanha de incentivo à doação de órgãos
Projeto de Lei da vereadora Liandra foi aprovado em primeira votação na Câmara
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
03/08/2022 10:21

Tramita na Câmara de Dourados, projeto de lei de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB) que institui a campanha ‘Setembro Verde’, visando o incentivo à doação de órgãos e tecidos no município.

Segundo o projeto, aprovado em primeira discussão e votação, durante a campanha serão promovidas palestras educativas, cursos, audiências públicas, simpósios, folhetos informativos, divulgação na mídia e outras atividades que esclareçam, ressaltem e alertem a importância da conscientização para que as doações ocorram com maior frequência, mas de forma planejada e efetiva.

A proposta prevê ainda parcerias com entidades para divulgação e atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes.

A vereadora ressalta que o mês de setembro é o mês que marca a Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, chamado de Setembro Verde, idealizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, e o verde é a cor internacional de órgãos e escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.

Para desmistificar os tabus que envolvem o processo de doação de órgãos, bem como para qualificar os profissionais de saúde a respeito desse tema, a Secretaria de Estado da Saúde geralmente promove, no mês de setembro, lives, cursos, debates e ações educativas voltadas à doação de órgãos.

“As atividades da programação são voltadas para médicos, profissionais das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e população em geral, que terão a oportunidade de aprender e debater temas como entrevista familiar para doação de córneas, comunicação de más notícias, importância da doação de órgãos e determinação de morte encefálica”, salientou Liandra.

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação durante a sessão de segunda-feira (1) e deverá passar por segunda votação, entrando em vigor após ser sancionado pelo Executivo Municipal.