Laudir solicita recuperação da Vila Olímpica instalada na Aldeia Jaguapirú
Espaço, no interior da Aldeia Jaguapiru, está totalmente abandonado
Foto: A. Frota
01/10/2021 11:30

Na sessão desta semana, na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou uma indicação para que intercedam, junto ao governo federal, na recuperação estrutural da Vila Olímpica, instalada no meio da maior reserva indígena urbana do país.

Situada na aldeia Jaguapirú, o complexo de 29 mil metros quadrados está depredado. Inaugurada em 2011, a Vila Olímpica conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, parque infantil, vestiários, banheiros adaptados e prédios administrativos.

A estrutura do local foi danificada por anos e, apesar do esforço da comunidade escolar, é impossível recuperar sem a ajuda do poder público. Os banheiros foram depredados, o parquinho infantil está com as estruturas enferrujadas, além disso, as salas multifuncionais projetadas para desenvolver ações de cultura nunca foram utilizadas.

No mês de março, a Vila Olímpica passou por uma limpeza geral realizada pelos professores, diretores de escolas indígenas, cozinheiras e vários voluntários, porém, o complexo necessita de reforma na estrutura e manutenção na parte elétrica.

“Infelizmente, um lugar que tinha o objetivo de oferecer atividades esportivas, de cultura e lazer, podendo ser uma opção para a redução dos índices de violência na comunidade indígena, foi totalmente abandonado e precisamos de medidas urgentes para resolver essa situação”, afirmou Laudir.

O documento foi endereçado prefeito de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori de Almeida Prado, ao secretário de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, ao secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior e ao coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados, José Resina Fernandes Junior.

Texto/Fonte: Assessoria CMD