Laudir solicita emendas parlamentares para Centro Especializado Odontológico
Laudir entregou documento para o deputado Renato Câmara
23/06/2023 10:58

Nesta semana, o vereador Laudir Munaretto (MDB) esteve em Campo Grande para participar do Seminário de Gestão Pública Inteligente, oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, o parlamentar visitou a Assembleia Legislativa.

Na Casa de Leis, o presidente da Câmara Municipal de Dourados entregou ofício aos deputados estaduais, Renato Câmara, Neno Razuk, Zé Teixeira, Junior Mochi, Lia Nogueira e Gleice Jane, solicitando emendas parlamentares para Centro Especializado Odontológico (CEO).

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados possui 34 Unidades Básicas de Saúde, que acomodam 56 equipes de Saúde Bucal, responsáveis por ofertar atendimento para aproximadamente 261.019 habitantes.

Além disso, a SEMS possui duas Unidades Básicas de Saúde Especializadas, que acomodam 22 equipes de saúde bucal. Nestes locais, além da população de Dourados, são atendidas pessoas vindas de 33 municípios da macrorregião.

Os recursos requeridos devem ser empregados na aquisição de equipamentos para reestruturação dos serviços municipais de saúde bucal da maior e mais populosa cidade do interior do Estado. Com isso será possível melhorar e até ampliar o atendimento à comunidade.

As emendas foram solicitadas para a compra de Aparelho de ultrassom e Jato de bicarbonato (10); Aparelho de fotopolimerização com radiômetro (32); Compressor de ar odontológico para três consultórios, isento de óleo (10); Aparelho de RX Odontológico (4); Consultório Odontológico Completo (10); Autoclave de 54 litros (4); Equipo odontológico portátil (4); Aparelho de RX portátil (1).

O montante necessário para a compra de todos os aparelhos é de R$ 653.592,89. Com isso, será possível ampliar a resolução de demandas na área de saúde bucal, não apenas para Dourados, mas também de todos os municípios que usam o SUS local por referenciamento.

“Precisamos reestruturar as unidades de saúde bucal para melhorar o atendimento da população e facilitar algumas ações de atendimento da população, além disso, é importante salientar que o nosso município é porta de atendimento para outros da região”, enfatizou Laudir.

Curso Tribunal de Contas

Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, abriu suas portas para o seminário promovido pela União das Câmaras de Vereadores em parceria com Governo do Estado, TCU (Tribunal de Contas da União) e MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Cerca de 250 vereadores, secretários municipais e representantes dos 79 municípios do Estado receberam capacitação sobre a importância de uma Gestão Pública Inteligente.