Laudir pede empenho de vereadores para que o Legislativo exerça seu papel de protagonista
Sessão solene com a presença de autoridades e lideranças comunitárias marcou nesta segunda-feira a abertura do ano legislativo na Câmara de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
07/02/2022 17:59

Na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2022, o presidente da Câmara, vereador Laudir Munaretto (MDB), cobrou nesta segunda-feira (07) ainda mais empenho e dedicação dos parlamentares para que o poder Legislativo exerça, em plenitude, ao longo do ano, seu papel de protagonista na construção da Dourados dos sonhos de toda a população.

“As urgências do nosso município são muitas, porém acredito que essa Casa de leis terá o bom senso necessário para, colegiadamente, encontrar os pontos de convergência em favor do bem-estar da nossa gente, inaugurando um novo ciclo de progressos para nossa cidade”, destacou.

De acordo com Laudir, o ano de 2021 foi muito produtivo e de avanços no processo de modernização do Poder Legislativo. Ele destacou as inovações implantadas recentemente para melhorar o funcionamento da Casa e ampliar o acesso da população ao trabalho do Legislativo.

Entre os principais pontos, Laudir destacou a aprovação do novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) do Legislativo, que vai possibilitar a realização de concurso público neste ano para contratação de servidores efetivos; a implantação do novo sistema de processo legislativo; a compra de computadores, notebooks e aparelhos de ar-condicionado para os gabinetes e setores administrativos; a aquisição de novos veículos; a elaboração do projeto de reforma e ampliação do prédio da Câmara e a implantação das redes sociais e da TV Câmara, além do projeto que vai possibilitar ao Legislativo, a partir deste ano, a realização de pregões eletrônicos para ampliar a transparência em todos os processos licitatórios realizados pela Casa.

“A Câmara de Dourados busca fazer um trabalho de excelência nesta nova gestão. Nossa preocupação é desenvolver ações planejadas para que a Câmara tenha um bom desempenho em suas atividades. Com as melhorias que estão sendo implantadas, a Casa mostra à sociedade a transparência e isonomia dos atos desta atual legislatura e a preocupação com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou.

Em seu discurso, o presidente também citou o papel desempenhado pela Câmara para contribuir nas ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. No momento mais crítico da pandemia (período que o município decretou lockdown devido ao avanço da transmissão da Covid-19 e superlotação da rede hospitalar), o Legislativo antecipou a devolução de R$ 2 milhões do duodécimo ao Executivo para ajudar no custeio dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) implantados em maio do ano passado em Dourados. No total, a Câmara de Dourados devolveu em 2021 R$ 9,5 milhões de sobras do duodécimo ao Executivo.

O prefeito Alan Guedes (PP) também compareceu a sessão para trazer a mensagem do Poder Executivo. Em um discurso de pouco mais de 30 minutos, o prefeito fez um breve resumo do primeiro um ano à frente da prefeitura. Para ele, sua administração está sendo marcada pelas mudanças, pelo reequilíbrio fiscal e pela reorganização da máquina pública para alavancar os projetos estruturantes e as transformações necessárias em diversas áreas em Dourados.

Segundo o prefeito, 2022 promete ser um ano de investimentos, avanços e desenvolvimento no município. “Estamos fazendo uma gestão de responsabilidade sem esconder os problemas. Enfrentamos e superamos muitas dificuldades em 2021. Graças ao trabalho de reequilíbrio fiscal realizado por nossa equipe, a prefeitura de Dourados está retomando a capacidade de investimento para viabilizar, já a partir deste ano, as melhorias tão esperadas pela população. Em parceria com a Câmara, vamos promover as transformações e cuidar melhor das pessoas e da nossa cidade”, salientou Alan Guedes.

Entre os principais investimentos previstos para 2022 e mencionados pelo prefeito de Dourados, destacam-se os R$ 20 milhões que estão sendo aplicados para melhorias nas escolas e Ceim’s da Rede Municipal de Ensino. Alan também ressaltou que o município já trabalha com a expectativa da liberação da primeira parte dos US$ 50 milhões (R$ 280 milhões) que estão sendo contratados com o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) para investir em projetos estruturantes para Dourados, que incluem obras de mobilidade urbana, pavimentação asfáltica e drenagem, além da ampliação da oferta de leitos de UTI na rede hospitalar do município.

A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Dourados também contou com a presença do deputado estadual Renato Câmara (MDB), secretários municipais e lideranças comunitárias.