Laudir é atendido pela prefeitura e Central de Interpretação de Libras será reativada em Dourados
Vereador Laudir Munaretto será atendido pelo município com a reativação da Central de Interpretação de Libras
Foto: Valdenir Rodrigues
07/04/2021 12:58

Atendendo a indicação apresentada recentemente pelo vereador e presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), a Prefeitura de Dourados anunciou na terça-feira (6) que a CIL (Central de Interpretação de Libras) será reativada no município.

A central vai funcionar no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência - Dorcelina de Oliveira Folador. O anúncio foi feito pelo prefeito Alan Guedes (PP) em reunião com membros da Assimd (Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas).

Conforme Laudir, o anúncio da reativação da central é uma grande conquista para a comunidade surda de Dourados, que terá acesso aos serviços públicos no âmbito municipal. “Com a central de interpretação, será possível facilitar a comunicação entre as pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os servidores municipais que atuam, diretamente no atendimento ao cidadão, nas unidades básicas de saúde, hospitais, entre outros serviços públicos. É uma grande conquista para a comunidade surda de Dourados”, destacou o presidente da Câmara.

Segundo a Assimd, a estrutura poderá beneficiar pelo menos 350 pessoas surdas em Dourados. Através da CIL, o município poderá garantir atendimento de qualidade aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação. Entre os serviços prestados estão a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos, cadastramentos nos programas sociais e consulta de benefícios. Além de acompanhar a pessoa até o local em que ela precisa do atendimento, a central vai atender também por vídeochamada, para ajudar na comunicação.