Laudir destaca importância de ‘Relicitação da Ferrovia Malha Oeste’ para Dourados
Vereador Laudir durante audiência pública
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
28/06/2023 11:10

Nesta terça-feira (27), foi realizada a audiência pública ‘Relicitação da Ferrovia Malha Oeste’, na Câmara Municipal de Dourados, proposta pelo presidente Laudir Munaretto (MDB). O deputado estadual Pedrossian Neto e demais autoridades estiveram presentes no debate.

Após estudos, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) alegou inviabilidade financeira para incluir a rota Campo Grande/Ponta Porã (que passa pelas cidades de Sidrolândia, Maracaju e Dourados), por isso, foi solicitada a relicitação.

A princípio, a ANTT prevê a concessão da malha ferroviária apenas no ramal de Corumbá (MS) a Mairinque (SP). Entretanto, Pedrossian Neto encabeça o movimento ‘MS de Volta aos Trilhos’, também defendido pelo vereador Laudir, em defesa da inclusão do ramal Campo Grande/Ponta Porã.

Uma das justificativas para a inclusão é que a região é uma das principais produtoras do agronegócio do Brasil e ficar fora da rota implicará em prejuízos futuros. Além do setor empresarial, a reativação da rodovia trará mais benefícios para população.

Durante a audiência, o presidente do legislativo municipal citou a importância da reabertura da ferrovia de Campo Grande a Ponta Porã, além de uma estação no Distrito de Itahum, citando o expressivo volume de carga, principalmente agrícola, que poderia ser utilizada no ramal.

Na prática, a Malha Oeste também deve diminuir o número de acidentes nas rodovias; reduzir os custos de transportes, aliviando o bolso de todos participantes da cadeia produtiva; além de diminuir o atropelamento de animais na rodovia; entre outros.

Visita técnica em Itahum

Recentemente, o presidente da Câmara, Laudir Munaretto, acompanhou uma comitiva de autoridades na visita técnica no distrito de Itahum, em Dourados, especificamente na antiga Estação Ferroviária. A atividade integrava uma série de ações para discutir a relicitação da ferrovia.

Porto Seco

O vereador Laudir Munaretto ainda destacou a necessidade de, junto aos poderes Legislativo e Executivo, promover o crescimento econômico e a diversificação das atividades da região da Grande Dourados, com a inclusão de um terminal porto seco no município.

O parlamentar cita que a privilegiada localização geográfica de Dourados, seus indicadores econômicos em ascensão e o excelente clima fazem da cidade uma candidata merecedora da instalação do terminal porto, proporcionando alternativas para a economia local e da região.