Laudir cobra informações sobre a qualidade da água fornecida em Dourados
Requerimento foi apresentado na 38ª sessão ordinária
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
08/11/2023 10:01

Na última semana, informações do Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde, apontaram que foram encontrados 27 agrotóxicos na água tratada e distribuída ao povo sul-mato-grossense, inclusive em Dourados.

A maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar na análise feita pelo Sisagua, onde aponta a presença dos agentes causadores de doenças crônicas como câncer, disfunções hormonais e reprodutivas.

A água é um recurso essencial para a vida, portanto, é fundamental que seja de qualidade, livre de contaminantes que possam prejudicar a saúde da população.

Por isso, o vereador Laudir Munaretto (MDB) encaminhou um requerimento à Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul), na 38ª sessão ordinária, solicitando informações sobre a qualidade da água para consumo humano no município.

No documento, o parlamentar questiona como é feito o monitoramento e tratamento da água; como é feita a divulgação dos dados; quantas vezes a água da cidade passou por análise nos últimos seis meses; qual o índice de presença de organoclorados, microcystis, cianobactéria tóxicas da água, entre outros.

“A análise periódica da água é uma medida preventiva para garantir que seja segura para consumo e nós questionamos a Sanesul sobre a forma que esses resultados estão sendo disponibilizados para a população”, explicou Laudir.

O documento foi encaminhado ao prefeito Alan Guedes; ao secretário de Governo e Gestão Estratégica da Segov, Wellington Rocha; ao diretor-presidente da Sanesul, Madson Valente; ao diretor comercial e de Operações, Klinger Rodrigues Pires, da Gerência Regional de Dourados.