Laudir aciona Agetran para que detectores de avanço de sinal não funcionem à noite
Laudir quer inibir ação de marginais em semáforos durante à noite
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
05/07/2023 11:36

Após a instalação de redutores e controladores de velocidade em mais de 40 pontos de Dourados, vídeos circulam nas redes sociais discorrendo sobre a disposição de detectores de avanço de sinal com radares em algumas regiões da cidade.

Os dispositivos têm o intuito de multar excesso de velocidade, especificamente para condutores que ‘furem’ o sinal vermelho, independente do horário.

Ao tomar conhecimento sobre a situação, o vereador Laudir Munaretto (MDB) acionou a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e esteve em reunião com a diretora-presidente Mariana de Souza Neto, que confirmou o fato.

Os dispositivos ainda não foram acionados, entretanto, o parlamentar se adiantou e sugeriu que a ação não ocorra no período noturno, das 22h às 5h. O pedido do vereador vislumbra possíveis riscos que condutores correrão ao parar no sinal vermelho no período noturno.

Em Dourados, há vários casos de assaltos em regiões de semáforo, especificamente no período noturno. Recentemente, uma mulher de 28 anos foi vítima de assalto, entre as avenidas Marcelino Pires e a Presidente Vargas.

A vítima passava pelo centro da cidade pilotando uma moto quando parou em semáforo no cruzamento e foi abordada por um indivíduo que utilizou uma faca para proferir as ameaças. A mulher foi agredida com chutes e levou uma facada superficial em um dos braços.

“Fomos até a Agetran antes mesmo de esses equipamentos entrarem em funcionamento porque é notório que a nossa população ficará a mercê de mais perigos, ainda mais no período noturno”, explicou o vereador emedebista.

Laudir ainda destaca que o pedido ao Executivo Municipal foi feito pensando nos trabalhadores que se deslocam pelo município no período noturno, não sendo seguro exigir que eles parem em vias públicas sem qualquer fluxo de veículos.

Recentemente, a Agetran comunicou que do total de aparelhos, 31 são controladores de velocidade e dez são redutores. Desses, 19 são em locais onde já existiam radares. Os radares instalados em 41 pontos da cidade passarão a multar a partir do dia 25 de julho.