Juscelino solicita que Executivo contrate engenheiros de tráfego
Vereador em diálogo com Guarda Municipal, Departamento Estadual de Trânsito e Agência Municipal de Trânsito
21/06/2023 09:04

O vereador Juscelino Cabral (PSDB) solicita ao Poder Executivo de Dourados a realização de um estudo para a contratação de profissionais da área de engenharia de tráfego urbano. A indicação foi apresentada durante a 20ª sessão ordinária da Casa de Leis douradense, nesta semana.

De acordo com o parlamentar, o aumento do número de veículos, bem como da população, torna necessária a contratação de um profissional especializado em tráfego urbano. Ele seria responsável por elaborar um estudo sobre possíveis mudanças em setores com grande fluxo de veículos e apresentar soluções a problemas de planejamento, operação e controle de tráfego. “O estudo trará melhorias na trafegabilidade, favorecendo uma locomoção mais eficiente e uma mobilidade mais segura”, afirma Juscelino.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a engenharia de tráfego “trata do planejamento do tráfego e do projeto e operações das vias públicas e de suas áreas adjacentes, assim como de seu uso para fins de transporte, sob o ponto de vista de segurança, conveniência e economia”. Além destes pontos, Juscelino entende que a engenharia de tráfego urbano proporciona mais comodidade e reduz os impactos ambientais.

Outras indicações

Juscelino apresenta outras solicitações à Prefeitura de Dourados por meio de indicações: troca de mobiliário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); manutenção na boca de lobo da rua lateral da Escola Municipal Neil Fioravanti (Caic); sinalizações verticais e horizontais nos quebra-molas de dois cruzamentos: da Rua Balbina de Matos com a Gustavo Adolfo Pável, e da Iguassu com a Antônio de Carvalho.