Juscelino questiona Prefeitura sobre investimentos em iluminação pública de bairros
Vereador Juscelino Cabral cobrou providências da administração municipal para garantia de iluminação pública em bairros
Foto: Humberto Martins/CMD
29/06/2021 12:03

Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Municipal de Dourados o vereador Juscelino Cabral (DEM), encaminhou requerimento à Prefeitura e as demais secretarias solicitando informações sobre a falta de iluminação pública em vários pontos da cidade.

Em seu espaço de fala, durante a sessão que aconteceu remotamente na tarde desta segunda-feira (28), Juscelino questionou a situação dos estoques para a troca de lâmpadas nos bairros, além do número de profissionais e equipes disponíveis atualmente para executarem esses serviços.

O vereador questionou ainda se houve desvinculação dos valores arrecadados e solicitou à administração municipal um relatório completo do montante arrecadado por meio da taxa de iluminação pública, de Janeiro até o mês de Maio deste ano.

A reivindicação é pela importância de transparência no que diz respeito a destinação e aplicação desse valor que é recolhido pelo município através da taxa do COSIP (Contribuição de Custeio para Serviço de Iluminação Pública). Conforme levantamento de Juscelino, até o presente momento foi arrecadado pelo Executivo aproximadamente R$ 9 milhões, conforme dados do Portal da Transparência.

“Precisamos saber como está sendo investida essa contribuição que todos os meses cai na conta da Prefeitura e ainda assim a cidade está sem iluminação. O cidadão douradense cumpre com suas responsabilidades, paga suas contas e exige mais atenção por parte do município. E para evitar distorções e desculpas esfarrapadas, temos que saber de verdade o quanto entra e para onde vai esse recurso da iluminação pública”, declarou o vereador.

Demais indicações

Juscelino também fez indicação direta ao prefeito e para o secretário municipal de Governo, Henrique Sartori, solicitando a abertura dos parques públicos, sendo de extrema necessidade para a realização de atividades físicas da população.

“Os benefícios são comprovados cientificamente e que essas práticas ajudam na redução de riscos cardiovasculares, melhora as funções cerebrais e na respiração, tão importantes nesse momento de pandemia”, destacou.

Ainda durante a sessão, o vereador solicitou prioridade na vacinação dos servidores dos cartórios de Dourados, pois os mesmos são expostos diretamente ao lidar com o público em geral e também providências quanto às gestantes e puérperas que não conseguem a imunização contra Covid-19, por falta de laudos médicos que deveria ser concedido nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

“Este grupo de poucos se faz jus ao processo de imunização o mais rápido possível”, finalizou Juscelino.