Juscelino Cabral cobra atendimento emergencial odontológico na UPA
Vereador Juscelino Cabral durante a 26ª sessão ordinária desta segunda-feira
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
10/08/2021 11:40

O vereador Juscelino Cabral (DEM) encaminhou indicações para a Prefeitura, secretarias municipais de Saúde e de Serviços Urbanos e para Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), questionando a falta do aparelho de raios-x na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados.

Ele justifica que na UPA há dentistas disponíveis para atendimentos emergenciais odontológicos nos finais de semana e “esse atendimento é focado no paciente com dor aguda ou em casos que o problema o incapacite de alguma forma. Mas os moradores estão indignados com a falta do aparelho de raios-x odontológico e com o fato de que os atendimentos têm sido realizados em uma cadeira comum, devido a cadeira odontológica estar quebrada há quase cinco meses”.

Juscelino questiona a demora em resolver o problema, por tratar de um exame básico, mas de grande importância e que deveria estar à disposição dos médicos na UPA, para melhor atender, com diagnóstico rápido e preciso da saúde bucal da população. “É dever do município o fornecimento desses itens e o oferecimento diário e de qualidade aos pacientes que procuram a UPA. É o que assegura a Constituição Federal e a Lei do SUS (Sistema Único de Saúde)”, justifica o vereador.

CAMINHÃO-PIPA

Já no Parque Jequitibás, o vereador pede a utilização do caminhão-pipa para executar o serviço de rega três vezes na semana. “Foram identificados no bairro, problemas que merecem intervenção urgente da gestão municipal”, diz. Segundo explica, devido ao grande fluxo de veículos que trafegam nas vias sem pavimentação, gera muita poeira nos dias secos, expondo a população a diversos problemas. “Deixando as vias úmidas com o auxílio de um caminhão-pipa, ajudaria a baixar a poeira que se torna mais intensa em dias sem chuva e de muito calor”, afirma Juscelino.

Para o prolongamento da Rua Ponta Porã, foi solicitado a manutenção e pintura de todos os quebra-molas que estão sem a devida sinalização de advertência e, ainda, a adequação correta do tamanho das faixas.

Ainda em solicitação à diretora da Agetran, em frente ao Centro de Educação Infantil Municipal Manoel Pedro Nolasco, se faz necessária a sinalização e revitalização, pois atualmente as faixas de pedestres encontram-se apagadas. O intuito é garantir a segurança dos transeuntes e prevenir acidentes de trânsito, haja vista ser um local de grande fluxo de pedestres e veículos, explica o vereador.

Texto/Fonte: Assessoria CMD