Junior Rodrigues fala sobre resultados positivos de audiência sobre reordenamento dos bairros
28/05/2018 08:37

28/05/2018 08h36 - Por: Assessoria

O vereador Junior Rodrigues (PR) classificou como positivo os resultados obtidos durante a audiência pública com o tema ‘Reordenamento dos Bairros de Dourados’, realizada às 18h desta quinta-feira (24), no Plenário da Casa de Leis.

O evento, de proposição de Junior e do colega Jânio Miguel (PR), com o objetivo de debater formatos e traçar melhorias visando à geração de CEP (Código de Endereçamento Postal) e também conflitos de localização/endereços existentes atualmente no município, contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Carlos Francisco Dobes Vieira, como palestrante.

"A audiência trouxe uma visão diferente sobre a cidade com o reordenamento, pois o projeto traz uma proposta da diminuição do número de bairros, de 340 para apenas 41, englobando diversos loteamentos que já existem e que podem vir a existir em um único bairro", explicou Junior Rodrigues.

"Também apresentamos um estudo com novos nomes, que deve ir para votação. Apoio a mudança, que já trouxe melhorias para muitas cidades, como Campo Grande, por exemplo. Dourados também pode se tornar uma referência", salientou o parlamentar.

Na ocasião o secretário explicou como se deu a atual separação da cidade, através da divisão das chácaras, dos loteamentos que foram surgindo, vilas dentro destes loteamentos, e atualmente os condomínios fechados, tendo características nominais de bairro.

Ele explicou que o crescimento trouxe como consequências negativas a troca na referência de endereços (uma única quadra chega a possuir quatro bairros diferentes), a dificuldade na entrega de correspondências e intimações, falta de faixa de CEP, Receita Federal na conferência de endereços, etc.

O secretário falou ainda que fechando o projeto, estabelecendo a lei, com a nova divisão e nomenclatura dos bairros, será encaminhado para a Câmara, para votação.

A nominação dos bairros levará em consideração a identidade do município e a opinião da população, já que isto envolve uma questão cultural, que muitas pessoas têm um lado mais saudosista como referência o nome do seu bairro. E que essa mudança é uma construção cultural que acontecerá com o tempo para as comunidades, e as informações serão claras e simples, que todos de forma democrática consigam participar do processo.

“Apoio a mudança, que já trouxe melhorias para muitas cidades e Dourados também pode se tornar uma referência”, disse o vereador (Foto: Thiago Morais)