Junho Vermelho: Liandra da Saúde incentiva doações de sangue
Vereadora Liandra e coordenadora do Hemocentro de Dourados, Marcia Tinos
02/06/2023 11:47

Iniciando a programação alusiva ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) esteve na manhã de hoje (2) no Hemocentro de Dourados. Conversou com a coordenadora da unidade, Marcia Miranda Tinos, sobre as ações que serão desenvolvidas durante o mês e a importância da doação de sangue para a manutenção do estoque do banco.

Segundo a coordenadora, uma bolsa de sangue doado pode ser dividida em: hemácias (utilizadas nos casos de hemorragia), plaquetas (em leucemia ou dengue) e plasma (em pessoas desidratadas, com carência de fator de coagulação e também com hemorragias). Enfatiza, ainda, que cada bolsa produz apenas uma bolsa de plaquetas. “Por isso, é tão importante a doação frequente em todas as unidades do Hemosul”, enfatiza Marcia.

Para a vereadora Liandra, doar sangue é um ato de amor que pode salvar vidas nas mais diversas circunstâncias, sendo de extrema importância em transfusões, cirurgias, tratamentos de câncer, doenças do sangue, acidentes graves e complicações durante a gravidez. “Seu gesto de solidariedade pode fazer toda a diferença no mundo. Ao doar sangue, você oferece uma chance de vida para quem mais precisa”, considera a vereadora.

Para doar

Basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com infecções, estar descansado e alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 51 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

O Hemocentro de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza, 295, na Vila Industrial, anexo ao Posto de Assistência Médica (PAM). Durante a semana, o atendimento ocorre de segunda, quarta e sexta-feira das 7h às 12h30; de terça e quinta das 7h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, até às 12h.

Texto/Fonte: João Pires