Jânio pede manutenção dos brinquedos nos parquinhos em praças e CEIMs
30/03/2017 07:57

Vistoriando parques de Dourados, o vereador Jânio Miguel (PR) constatou que o estado de conservação dos brinquedos é preocupante. Ao invés de proporcionar lazer às crianças representa perigo à segurança e a saúde dos usuários, pela falta de manutenção dos equipamentos.

Entre os danos, o que mais chamou a atenção foi a presença de ferrugem, sendo que maioria dos parquinhos das praças e CEIMs do município contém brinquedos com material metálico, não cumprindo a regulamentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O órgão adverte que os brinquedos devem ser de material atóxico, ter cantos arredondados, proteção em plataformas e escorregadores de polietileno, para não queimar a pele. O plástico é o material mais indicado para playgrounds, já que facilita a limpeza e possui durabilidade maior se comparado a outros materiais.

Um estudo feito por pesquisadores da Unesp de Bauru (SP) mostra que muitos brinquedos em parques públicos do país oferecem mais perigo do que diversão às crianças. No Brasil, a NBR-14350 normatiza a produção dos playgrounds, mas apesar disso, a maioria dos brinquedos à disposição da criança não foi construída com base nessas normas. Por meio do estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que 75% dos brinquedos utilizados pelas crianças estão fora das normas técnicas de segurança.

Segundo Jânio, a manutenção é imprescindível para o bem estar da criança. "Garantir a segurança no momento de lazer é imprescindível para garantir à criança mais sociabilidade, além de estimular o desenvolvimento físico e intelectual, na melhor fase do ser humano", afirma vereador.