Jânio Miguel solicita psicólogo e estagiários jurídicos para Delegacia da Mulher
24/04/2017 07:16

O vereador Jânio Miguel (PR) fez indicação que solicita à prefeita Délia Razuk (PR) uma psicóloga especializada em atendimento infantil e três estagiários na área jurídica, para ampliar o atendimento e auxiliar os servidores da Delegacia da Mulher, em Dourados.

Uma cópia do documento foi entregue para a delegada Paula Ribeiro dos Santos Oruê que estava acompanhada da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município, Sônia Pimentel, durante visita ao gabinete de Jânio Miguel.

De acordo com o vereador, o apoio dos profissionais garante mais conforto para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, que buscam a proteção do Poder Público.

Jânio Miguel salienta que o trabalho realizado por um psicólogo, na delegacia, traz conforto e mais segurança as vítimas de abuso sexual. "Esses traumas desencadeiam uma profunda violação dos limites físicos e psicológicos, que só um profissional é capaz de diagnosticar e já tratar no ato do registro ocorrido", pontuou o vereador.

Já os estagiários jurídicos são importantes para otimizar o atendimento tanto dos usuários quanto dos servidores da delegacia, pois além de auxiliar e complementar o trabalho desenvolvido no órgão, seria também uma oportunidade para acadêmicos do curso de Direito praticar a teoria ensinada na faculdade. Na ocasião, Sônia Pimentel, que já foi delegada na instituição, afirmou que "o documento expedido pelo gabinete do vereador fortalece ainda mais a parceria entre os poderes na busca de uma solução desse problema que tanto afeta as famílias douradenses".

Delegacia da Mulher

Dados apontados pela Delegacia da Mulher mostram que 1.446 ocorrências foram registradas em 2016. Os casos que mais chamam atenção são: violência doméstica, estupro e estupro de vulneráveis, que é quando envolve crianças e adolescentes.

A delegada acredita que este número deve aumentar com a inauguração da nova sede da Delegacia da Mulher, localizada em frente ao Parque Ambiental Rego D’água Primo Fioravanti no Jardim Água Boa. A inauguração está marcada para maio, conforme agenda do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

O vereador recebe delegada da Delegacia da Mulher e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município-Foto: Divulgação