Jânio Miguel pede limpeza na Via Parque e revitalização do campo de futebol da Vila Cachoeirinha
Vereador Jânio Miguel (PTB)
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
01/03/2021 09:08

O vereador Jânio Miguel (PTB) encaminhou para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dourados, pedido de roçada dos matagais e retirada de entulhos por toda a extensão da Via Parque, que abrange os bairros Vila Cachoeirinha e BNH 4º Plano. Assim como os moradores, a preocupação do parlamentar é que há córregos próximos na região – Água Boa, Paragem e Rego D´Água.

A solicitação foi endereçada também ao prefeito Alan Guedes (PP) e aos secretários Henrique Sartori de Almeida Prado (Governo) e Romualdo Diniz (Serviços Urbanos).

“Moradores dos bairros concentrados no entorno da Via Parque me procuraram e denunciaram um problema que já se tornou crônico: lixões a céu aberto às margens da Via Parque, principalmente na região dos bairros Cachoeirinha e BNH 4º Plano, que por se tratar de bairros que concentram córregos e mata de preservação ambiental, muitas pessoas aproveitam para desovar restos de construção civil, galhos e mobílias”, justificou Jânio.

O problema é tão caótico que em 2019, foram realizados mutirões pela prefeitura, que recolheram mais de 100 toneladas de lixo em diversos bairros de Dourados. Além disso, a própria coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já citou a região como área de descarte irregular.

“O município teria que adotar um planejamento eficaz para manter às margens totalmente limpas durante todos os meses do ano, haja vista, que o acumulo de lixo também se dá em razão da falta constante de coleta, o que por si só, atrai munícipes a despojarem entulhos no local. Outra alternativa seria uma severa fiscalização por um período de tempo nas margens de toda Via Parque e política de conscientização ambiental para os moradores do entorno”, propôs o vereador.

SERVIÇO

Jânio Miguel também encaminhou um pedido de revitalização do campo de futebol da Vila Cachoeirinha. A solicitação foi endereçada aos secretários Henrique Sartori de Almeida Prado (Governo), Romualdo Diniz (Serviços Urbanos) e Luís Arthur Spínola Castilho (diretor-presidente da Fundação de Esporte de Dourados).

“O antigo e único campo de futebol existente na Vila Cachoeirinha está totalmente abandonado por várias gestões, necessitando, no mínimo, de uma revitalização visando o bem-estar dos moradores e dos bairros vizinhos que utilizam o local diariamente para a prática esportiva e campeonatos amadores de futebol”, comentou Jânio.

Por fim, ele pede a execução dos serviços de plantio de grama, instalações de postes de iluminação e novos alambrados, troca das traves com rede, bem como a instalação de cavaletes de água com torneira.

“A execução dessas melhorais cumpre o nosso compromisso em oportunizar e manter espaços comunitários para que as pessoas possam descontrair e entreter-se com práticas esportivas”, finalizou o vereador.