Janio defende instalação de ecoponto na região dos Parques das Nações
Vereador Janio Miguel: esses bairros precisam de descarte adequado de resíduos sólidos
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
06/06/2023 12:31

O vereador Janio Miguel (PTB), por meio de indicação ao Poder Executivo de Dourados, pede que na região dos Parques das Nações 1 e 2 seja criado um ecoponto – espaço voltado para entrega de materiais sem uso e que não devem ir às lixeiras comuns. Em atendimento a pedidos da população em geral e de profissionais da jardinagem, a intenção do ptbista é que haja um correto descarte de galhos, lenhas, vegetação e demais entulhos, por exemplo os gerados pelas atividades da construção civil.

Janio considera inaceitável que uma parte de Dourados, que tem uma grande extensão territorial, não conte com um lugar para descarte adequado de resíduos sólidos. “Os moradores dos Parques das Nações 1 e 2 têm se deslocado para o outro lado da cidade para fazer seus descartes, o que incentiva a população a fazer o descarte de forma irregular em terrenos baldios e em outros lugares proibidos”, lamenta o parlamentar.

“A população passaria a ter um local definido para descartar esses objetos, contribuindo de forma voluntária com a limpeza da cidade. As podas poderiam ser reaproveitadas para a produção de adubo, assim como a madeira poderia ser reaproveitada como lenha”, justifica Janio sobre a importância da instalação de um ecoponto na zona leste de Dourados.

O parlamentar acredita que ecopontos em áreas estratégicas evitam lixo acumulados nas vias e “sensibilizam os douradenses em relação à importância de medidas práticas voltadas à sustentabilidade”. Pede, portanto, que ao instalar o ecoponto a prefeitura faça campanhas de conscientização ambiental e sobre o uso dessa ferramenta para que os cidadãos “depositem materiais gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo”.