Ishy solicita informações sobre Plano de Mobilidade de Dourados
12/04/2017 12:25

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou à prefeitura de Dourados informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana. O requerimento foi encaminhado com alguns questionamentos a respeito do assunto. A resposta pode ajudar nas ações pela cidade.

Ishy quer saber, por exemplo, se a administração municipal iniciou alguma ação para implementação do plano e, se sim, quais foram estas. Além disso, a preocupação se refere ainda ao transporte público quanto à construção dos Terminais Leste e Oeste. "Estes possuem recursos garantidos para a construção? Há previsão para início destas obras?", interroga.

O vereador pede ainda que seja informada a relação de pontos de ônibus, com a previsão para instalação neste ano, notando quais seriam estes locais. Usuários do sistema têm reclamado, pedindo respeito ao direito de ir e vir, ainda mais quando pagam pelos serviços, como no caso de transporte.

Ishy lembra que em vários bairros as pessoas esperam o ônibus debaixo de sol ou chuva, enfrentando ainda circunstâncias como superlotação e atraso. Essa situação estimularia o transporte individual, gerando aumento no índice de acidentes e mortes no trânsito.

Em relação à instalação de calçamento e adequação dos passeios públicos, o vereador pede informações sobre quais atitudes estão sendo tomadas na perspectiva de garantir a acessibilidade e o uso do mesmo. Ele nota que a Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela Lei 12.587 em 2012, estipulou prazo até abril de 2015 para que cidades com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos.

Ishy acredita que a resposta da prefeitura pode ajudar nas ações pela cidade (Foto: Thiago Morais)