Ishy repudia exclusão da Literatura da grade curricular da rede estadual de ensino
23/02/2017 09:49

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SED), publicou na resolução 3.196 no Diário oficial do dia 30 de janeiro de 2017, que exclui a Literatura da grade curricular do ensino médio nas escolas da Rede Estadual. O vereador Elias Ishy repudiou a ação, por meio de uma moção, e mostrou sua indignação durante a última sessão na Câmara de Dourados.

"Esta medida, adotada de forma autoritária, fere a nossa democracia, desrespeita a nossa rica produção literária, ignorando as entidades, a comunidade escolar e os profissionais da Educação, principais envolvidos no assunto, pois sequer foram ouvidos", enfatiza o parlamentar. Ishy sugeriu que os demais vereadores assinassem um requerimento solicitando informações sobre a decisão.

Para o vereador, a disciplina é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, pois incentiva a criança e o adolescente a pensar, desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos leitores, críticos e sensíveis a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O parlamentar apoiou ainda as reivindicações do movimento "Por um MS Literário", representado pela participação da poetisa Odila Lange, da Academia Douradense de Letras. Ela usou a Tribuna Livre para falar sobre o assunto, apresentou uma nota de repúdio e declamou uma poesia contra a atitude da administração. Para Ishy, que é vice-presidente da Comissão de Educação, a gestão estadual está em dívida com Dourados. Um dos exemplos é a construção da Escola do Conjunto Habitacional Dioclécio Artuzi, bem como o transporte dos estudantes daquela região. "Fomos contemplados com o fechamento do Hospital Regional, com a lentidão e paralisação das poucas obras destinadas a nossa cidade. O Governo deve assumir um compromisso por ações que contribuam, de fato, para o desenvolvimento do município e da região", finaliza.

Vereador Ishy apoia movimento “Por um MS Literário”