Ishy realiza ações pela produção orgânica e recuperação das estradas rurais
24/04/2017 12:23

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou a criação de um programa de apoio à produção orgânica em Dourados, além de pedir à prefeitura que providencie medidas que garantam a certificação da produção e que dê prioridade na recuperação das estradas rurais, realizando o cascalhamento e a contenção das águas pluviais. Essa ação evitaria o assoreamento e as enxurradas.

Segundo o parlamentar, a produção tem crescido nos últimos anos, principalmente decorrentes das políticas públicas, da parceria entre produtores, entidades de pesquisa e do apoio da administração municipal. "Já temos vários deles em processo de certificação de seus produtos, mas outra parte tem enfrentando problemas, principalmente em época de chuva", justifica Ishy.

Ele explica que essa medida tem por objetivo garantir a adequação, pois há um alto uso de agrotóxicos na região que acabam sendo levados pela água até essas propriedades, prejudicando a terra, a saúde e a renda do produtor. "Prezamos pela qualidade de vida daqueles que moram no campo e também dos consumidores que moram na cidade", diz o vereador.

Ishy também apresentou uma Moção de Repúdio endereçada ao presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Paulo Rabello de Castro, pela retirada de itens essenciais do questionário do Censo Agrícola (CA) ou Censo Agropecuário (CA), por motivos orçamentários, de quesitos relacionados à agricultura familiar.

Para ele, as questões pertinentes a agroecologia e àquelas referentes à diversidade dos modelos produtivos e alternativos de produção, cujas respostas trazem consigo valores sociais, ambientais e culturais, não devem ser retiradas de pauta. "A falta destas informações poderá prejudicar o desenvolvimento de ações por melhorias na produção de alimentos saudáveis, livres de produtos químicos", finaliza.

Vereador apresentou uma Moção de Repúdio endereçada ao presidente do IBGE (Foto: Thiago Morais)