Ishy questiona prefeitura sobre plantio e remoção de árvores em Dourados
Vereador quer saber quais ações estão sendo tomadas para um melhor cenário em 2023
20/03/2023 08:13

O vereador Elias Ishy, do PT, questionou a prefeitura de Dourados, por meio do IMAM - Instituto Municipal de Meio Ambiente, solicitando informações referentes ao Plano Diretor de Arborização Urbana de Dourados - PDAU e também sobre o Fundo do Meio Ambiente. “Temos que mitigar o impacto negativo das ações humanas e sempre estar atento e na luta em defesa do meio ambiente”, afirma.

De acordo com o PDAU, a meta de plantios para 2022 era de 8.004 árvores. O parlamentar quer saber se esse número foi atingido. Em caso negativo, ele solicita que a prefeitura exponha os motivos e quais ações estão sendo tomadas para um melhor cenário em 2023.

Em referência ao Contrato nº 025/2022/DL/PMD com a Ansu Construtora Ltda.-ME, que prevê o manejo preventivo de árvores com risco de queda, ele também pergunta qual a vigência e o valor pago pela prestação dos serviços, quantas árvores foram removidas e, dessas, quantas foram substituídas.

Ainda conforme exposto no item 4.2, do Produto 4 do PDAU, foi recomendada “a remoção com replantio de 456 indivíduos, sendo 163 tocos e 293 árvores” no município, sendo assim, o vereador fiscaliza se essas ações foram cumpridas e, caso não tenham sido, para que a prefeitura encaminhe os motivos e a previsão para conclusão.

Quanto ao Fundo Municipal, Ishy pede o saldo atual e a relação dos valores arrecadados no ano de 2022, além de encaminhar a lista de todos os projetos apresentados e aprovados pelo Comdam (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente), que envolvam recursos do Fundo, no período de janeiro de 2021 até a presente data, bem como a situação de quais foram executados e quais não foram executados, relacionando o motivo de cada um.