Ishy propõe reunião para tratar de incentivo dos agentes de saúde e endemias
Os servidores querem uma resposta concreta do Poder Executivo sobre o repasse da parcela extra
Elias Ishy, em diálogo com agentes de saúde na manhã da última sexta-feira, 26 de novembro
Foto: Assessoria
29/11/2021 09:22

O vereador Elias Ishy (PT) propôs para o dia 1º de dezembro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal, uma reunião para tratar da demanda apresentada pelos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias referente aos incentivos e a valorização dos servidores. O parlamentar fez o convite ao Poder Executivo e se comprometeu a chamar todos os vereadores e vereadoras para este ato.

A categoria se manifestou favorável a atividade, por meio do Sindracse - sindicato dos agentes, durante um diálogo na manhã de sexta-feira (26) e, em seguida, o vereador foi à Prefeitura conversar com os representantes públicos. De acordo com a presidente, Silvia Salgueiro, desde janeiro são realizados encontros com a gestão municipal, para resolver a questão, mas ainda sem sucesso. Os servidores, segundo ela, cobram um compromisso de campanha do atual prefeito, Alan Guedes. “Queremos uma resposta concreta”, afirma.

A categoria enviou diversas mensagens ao vereador relatando que já vão se completar 12 meses sem que se encontre uma solução, principalmente quanto a um possível Projeto de Lei sobre esta parcela extra, garantido o repasse, atualmente, por um Decreto de 2014. “Este recurso é federal, não sai dos cofres municipais, logo estará caindo na conta da SEMS fundo a fundo (entre final de novembro e início de dezembro) e daqui uns dias estaremos brigando mais uma vez por uma questão que poderia ser resolvida lá no começo do ano”, explicavam.

Ishy lembrou a precariedade com a qual os agentes trabalharam nos últimos anos como, por exemplo, a falta de equipamentos de proteção individual, uniformes sem condições de uso, máscara facial, crachás, luvas ou fornecimento de protetor solar. Para ele, com a segurança aos trabalhadores, as atividades desses profissionais seriam fortalecidas e, consequentemente, reforçariam as atividades de prevenção em saúde, para a melhoria da qualidade de vida dos douradenses. “Esses trabalhadores são essenciais na reorganização da atenção básica, no controle das doenças, como a dengue”, finaliza.