Ishy propõe Audiência para debater implementação de Libras em Dourados
28/10/2019 12:14

28/10/2019 12h13 - Por: Assessoria

Professoras abordarão o tema na Tribuna Livre da sessão de hoje (28)

O vereador Elias Ishy (PT) propôs para o dia 08 de novembro, às 18h30, na Câmara de Dourados, uma Audiência Pública com o objetivo de debater junto à sociedade douradense o reconhecimento e implantação da disciplina de libras nas escolas públicas do município, desde a educação básica.

Este é o segundo evento no ano sobre o tema, que traz um caso de sucesso do Rio Grande do Sul. Com o tema "Libras para tod@s", a palestra será ministrada pela professora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), mestra em Linguística e Transculturalidade, Ana Paula Oliveira e Fernandes e também pela doutora em linguística aplicada, Vânia Elizabeth Chiella, que atualmente é coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS/RS – em Porto Alegre.

A Vânia tem pesquisas com foco em bilinguismo, letramento, Libras e Cultura Surda, além de experiência docente em escolas regulares e de educação de surdos nos diferentes níveis de ensino (ensino fundamental, médio) e superior (graduação e pós-graduação). Para A professora Ana Paula, a língua de sinais é um direito humano e a educação tem que desaprender vários preconceitos, como o de "querer fazer do surdo um ouvinte".

Segundo a organização, este é um ato considerado de extrema importância para se avançar com a implementação do currículo de referência de Mato Grosso do Sul, proposto pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC/MS, promovendo o uso e a difusão da língua, na constante busca pela igualdade, diversidade, equidade para o reconhecimento das identidades linguísticas, culturais e étnicas nas escolas.

A Audiência realizada anteriormente, contou com a presença do representante do MEC Ministério da Educação, Andre Reichert, consultor educacional de Educação Bilíngue, que veio a Dourados para conhecer o Projeto de Literatura em Libras na Educação Infantil. Na oportunidade, ele destacou o trabalho douradense.

Lembrando ainda que as professoras Ana Paula e Janete Nantes participarão da Tribuna Livre na sessão desta segunda-feira (28) para discorrerem sobre o assunto. O ato tem início às 18h30, no Plenário da Câmara de Dourados.

A 1ª audiência com o tema aconteceu em agosto deste ano (Foto: Assessoria)