Ishy pede reativação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres
Ishy pede reativação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres
Elias Ishy propõe audiência pública com apoio do Conselho dos Direitos da Mulher; evento será no próximo dia 29
Foto: Assessoria
09/03/2023 09:04

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou, à prefeitura de Dourados, a reativação e a recomposição da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. Essa coordenação, segundo justifica o parlamentar, é fundamental para que ações sejam implementadas de forma efetiva e coordenada, visando a igualdade de gênero e o combate à violência.

O pedido foi realizado na 5ª sessão ordinária de 2023, durante a entrega do 16º Prêmio Mulher Cidadã – “Marta Guarani”, além de ser enviado como indicação. A coordenadoria tem o importante papel de conscientizar a população e educar sobre a igualdade de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, de acordo com o documento oficial. Além disso, a atuação repressiva da coordenação é fundamental no auxílio às vítimas de violência. “Precisamos garantir direitos e a proteção de todas”, afirma o parlamentar.

Ishy afirma que é preciso reconhecer que ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero em nossa sociedade, mas que iniciativas como essa podem fazer a diferença na luta por um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres. Para ele, o Mês da Mulher, e em especial o 8 de Março, comemorado ontem, é uma data política. Relembra que o governo federal anunciou “um pacote de ações para lembrar que nenhum governo fez tanto pelas mulheres e que pode fazer mais”. Algumas medidas são a criação do Dia Nacional Marielle Franco (14 de março) e a construção das Casas da Mulher Brasileira. No Mato Grosso do Sul só existe uma, em Campo Grande, ainda do governo passado do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo Ishy, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se dedicaram a construir pautas que vão impactar positivamente a vida das brasileiras. “Sem mulheres não existe democracia, vamos reconstruir o país pelas mãos delas”, afirma o vereador.

Audiência pública
Daqui a 20 dias, em 29 de março, às 14h, será realizada uma audiência pública, da qual Ishy é propositor, sobre as políticas públicas para as mulheres douradenses. O ato é realizado com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e vai ocorrer na Câmara Municipal de Dourados.