Ishy pede efetivação da política de educação indígena e a liberação dos recursos
28/08/2017 10:54

28/08/2017 10h49 - Por: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) indicou à Mesa Diretora da Câmara para que encaminhe um ofício ao Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, solicitando providências no sentido de garantir a efetivação da política de educação indígena e a liberação dos recursos destinados a sua real implementação.

Segundo relatado no documento, a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), assim como as demais do país, tem sofrido com os cortes propostos pelo Governo Federal no orçamento da união. Dos recursos previstos para 2017, para investimentos na Universidade, nada foi liberado.

De acordo com informações, também não foram liberados os recursos de projetos em andamento como o "Saberes Indígenas e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)". "O mais preocupante deste cenário é o conhecimento de nada ser repassado para educação indígena neste ano", afirma o vereador.

Diante do exposto e dos compromissos firmados anteriormente, de que não haveria cortes de verbas para a educação indígena, o vereador solicitou a liberação dos recursos bloqueados destinados ao setor e a regularização destes repasses. "Na perspectiva de garantir o direito à educação pública a todos – indistintamente", finaliza.

Elias Ishy pede liberação de recursos e providências para efetivação da política de educação indígena (Foto: Eder Gonçalves)

Texto/Fonte: