Ishy pede ação imediata do município pela duplicação da “Coronel Ponciano”
26/09/2019 07:30

26/09/2019 07h28 - Por: Assessoria

"Precisamos de união, sensibilizar autoridades da importância dessa obra", enfatizou o vereador

Em busca de melhorias estruturais e na educação do trânsito na Rua Coronel Ponciano, o vereador Elias Ishy (PT), participou na última terça-feira (24) de uma manifestação em frente a prefeitura de Dourados. O parlamentar pediu uma ação imediata do município com relação à via, pela duplicação como uma das melhores alternativas apontadas para melhorar o tráfego na região.

Segundo ele, além da duplicação, há medidas básicas que deveriam ter atenção da prefeitura e que poderiam garantir melhorias no local. Ishy acredita que deve ser realizada uma completa readequação. "É o caso de iluminação, sinalizações refletivas, além de espaço destinado aos ciclistas, que usam a via principalmente ao se deslocar para o trabalho", afirma.

O vereador acredita que a mudança vem por meio da sociedade e destaca o movimento "Todos Pela Coronel Ponciano", organizado a princípio pelo Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Dourados. Faixas com mensagens de conscientização contra a imprudência de motoristas foram levadas para a manifestação. Em uma delas dizia: "quem liga para a vida não atende o celular dirigindo". Para a segurança, ele destacou a presença da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Guarda Municipal durante o ato.

Ele relembra que esta é uma luta antiga e quanto mais pessoas envolvidas, melhor. "É uma obra estratégica e todo mundo deveria abraçar a causa. Ali temos a prefeitura, o Detran, o DOF, a UPA, Secretaria de Educação e Saúde, dá acesso a bairros residenciais, como Guaicurus, sitiocas, além do Distrito Industrial. O problema é grave", relata.

Somente entre julho e agosto, na "Coronel", foram registradas quatro mortes por acidente. Por essa urgência, o parlamentar faz a cobrança não somente ao município para a execução do projeto, mas também a bancada federal, estadual e senadores. "Precisamos de união, sensibilizar autoridades da importância dessa obra", enfatizou Ishy.

Nos últimos anos de mandato (2017 e 2018), Ishy ainda tem reiterado o pedido antigo na atividade parlamentar às administrações públicas (Prefeitura e Estado) e a CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias) para a construção de um viaduto na BR-463 ligando a Coronel Ponciano aos residenciais, além da duplicação da MS 156 até o Distrito Industrial.

Elias Ishy e moradores durante manifestação na Coronel Ponciano (Foto: Assessoria)