Ishy indica a revitalização do Parque Arnulpho com pré-tratamento das águas
02/07/2019 11:11

02/07/2019 11h09 - Por: Assessoria

*Vereador entende que parques preservam áreas verdes, mantém equilíbrio e saúde, além das oportunidades de trocas culturais *

Na segunda-feira (01) o vereador Elias Ishy (PT) participou de uma reunião com o diretor do Imam (Instituto de Meio Ambiente) e secretário de serviços urbanos, Fabiano Costa, para tratar do Parque Arnulpho Fioravante, das condições de limpeza, poluição, estrutura, entre outras. A preocupação e denúncias vieram por meio dos usuários, atletas, professores e entidades voltadas ao atendimento especializado, com síndromes diversas, como de crianças e adolescentes autistas.

O parlamentar tem visitado o Parque Ambiental para registrar, por exemplo, a poluição nas águas. A última visita foi juntamente com o professor Valdir Steffen para saber quais medidas tomar, principalmente, com relação ao escoamento de dejetos nas galerias. "A poluição está aumentando exponencialmente a cada dia e afetando também os animais que deveriam estar sendo protegidos por se tratar de uma área de proteção ambiental", avalia Steffen. Ishy encaminhará uma indicação à prefeitura para realização de um projeto de revitalização do local, incluindo o pré-tratamento das águas que entram no Parque.

O secretário afirmou que pediu para a Sanesul - Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul - realizar o levantamento da rede de drenagem e galerias, além de juntamente com o Imam fiscalizar casas ou empresas que ligaram o esgoto galeria de água pluvial, fazendo as chamadas ligações clandestinas. Para Ishy, é necessário ter uma fiscalização específica, com o controle de quem fez a ligação correta. Como encaminhamento, na próxima semana, será realizada uma reunião com a empresa para saber sobre a efetividade dos trabalhos.

Sobre a limpeza geral do local, Costa explicou que está sendo realizado um termo de referência para a abertura de nova licitação após o vencimento de contrato com a empresa prestadora de serviços. Isso deve ocorrer, segundo ele, em torno de 90 dias e poderá melhorar o processo de manutenção. "Precisamos resgatar a sua finalidade, a prática do lazer e recreação, contribuindo para a qualidade de vida da população e da preservação ambiental", afirma Ishy.

Localizado atrás do Terminal Rodoviária e Shopping, o local não recebeu a devida atenção do Poder Público nos últimos anos. Os quiosques viraram ruínas e o lago não é cuidado, recebendo apenas uma população de capivaras. Muito frequentado por jovens e esportistas, principalmente na década de 90, o Parque não recebe mais tantos visitantes, apenas alguns atletas na pista de corrida, ciclistas e uma Associação que pratica a equoterapia, terapia com cavalos auxilia na socialização de criança.

"É fato que a qualidade de vida está estritamente ligada a oportunidades sociais e de lazer. Nas cidades, que geralmente enfrentam conflitos pela expansão urbana, tem nos parques municipais a possibilidade de preservação de suas áreas verdes, de manutenção do equilíbrio e da saúde, além das oportunidades de trocas culturais", afirma Ishy.

Ele lembra que é muito importante a mobilização popular para cobrar da administração municipal uma saída. "Saber que existem essas pessoas interessadas que podem nos apoiar nas próximas ações e que elas possam participar ativamente é dar força maior ao movimento", diz ele. Para participar dos próximos atos, basta entrar em contato com o gabinete pelos meios disponíveis neste endereço: http://www.camaradourados.ms.gov.br/vereadores/elias-ishy.

Elias Ishy durante reunião com diretor do Imam e comissão (Foto: Assessoria)