Ishy destaca trajetória de mulheres premiadas na Câmara de Dourados
“Mulher Destaque e Marta Guarani” foram entregues no mês de março, em alusão a passagem a Dia Internacional
O parlamentar enfatizou a importância de conhecer a luta das mulheres homenageadas
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
09/03/2023 11:16

O vereador Elias Ishy (PT) destacou a trajetória de mulheres premiadas na Câmara de Dourados no mês de março.  Receberam o prêmio “Mulher Destaque 2023”, por indicação do mandato, a subtenente da Polícia Militar Lusmaria Silva e a professora doutora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Cíntia Diallo. Já a advogada Loreni Giordani foi selecionada por uma comissão para receber o troféu da 16ª edição do Prêmio Mulher Cidadã – “Marta Guarani”.

O parlamentar enfatizou a importância de conhecer a luta dessas mulheres. Lusmária tem 16 anos de profissão, é formada em letras pela UEMS e pós-graduada em Segurança Pública, Direitos e Cidadania pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente, ela atua como Coordenadora da Equipe Técnica Promuse (Projeto Mulher Segura), trabalhando com mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva, além de ser presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. “Eu represento não só as mulheres da segurança pública, mas as mulheres anônimas, dona de casa, filha de pais analfabetos, é por conta dessas pessoas que estou aqui”, afirma.

Já a professora Cíntia é pós-doutora em educação, doutora em história e desde 2009 é docente da UEMS. Ela é Coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia e presidente da Comissão de Verificação Fenotípica da universidade. “É um reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no exercício da docência e na coordenação do CEPEGRE, em especial, no que diz respeito, aos esforços voltados para Educação da Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas. Para mim, uma mulher negra da periferia que hoje é homenageada como professora universitária é romper barreiras, estar num lugar que jamais foi pensado por minhas avós e tias”, relata ela.

Com o Prêmio Mulher Cidadã – “Marta Guarani”, concedido anualmente pela Casa de Leis as mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e às questões do gênero, foi selecionada a advogada Loreni. Ela também é formada em pedagogia e aposentada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, onde atuou por 33 anos e exerceu cargos de gestão. Na advocacia, é focada em Família, além de ter exercido trabalhos voluntários. Participou ativamente das lutas sindicais por melhorias da educação, no Movimento de Mulheres, como pela implantação da Coordenadoria de Políticas Públicas em Amambai.

Loreni também foi vice-presidente da Comissão de Mulheres Advogadas da 4ª Subseção (Dourados) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em MS, além de ser membro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Dourados. “Entendo que este prêmio pertence a todas as pessoas que lutam pelos direitos das mulheres ao respeito e vida digna. Agradeço, através do vereador Elias Ishy, a Câmara Municipal de Dourados.”, finaliza.