Ishy destaca trabalho de professoras e agroecologista em entregas de honrarias
Vereador ainda evidenciou o trabalho do ex-prefeito, Laerte Tetila, no qual já havia homenageado em mandato anterior
Ishy evidencia a trajetória de pessoas trabalhadoras que se destacam em áreas que têm como prioridade em seu mandato
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
03/12/2021 12:05

A Câmara de Dourados realizou na quinta-feira (2) sessão solene de entrega de honrarias a personalidades com relevantes serviços prestados à Dourados. Entre elas, o vereador Elias Ishy (PT) indicou a professora Graciela Chamorro, a ex-vereadora e professora Margarida Gaigher e o agroecologista, Antonio Ribeiro. “São pessoas trabalhadoras que se destacam em áreas que temos como prioridade no mandato”, afirma. Ele ainda evidenciou a trajetória do ex-prefeito, Laerte Tetila.

Graciela recebeu o título de cidadã benemérita. Ela é Professora de História Indígena na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Na maior parte da sua produção bibliográfica converge os resultados da pesquisa no âmbito da religião, da língua e da história dos povos "guarani" chamados históricos e dos contemporâneos, assim como a crítica ao expansionismo cristão e os impulsos da teologia feminista e intercultural. Atualmente, coordena o grupo de literatura oral kaiowá e trabalha na produção de um dicionário bilíngue, bem como na formação de uma biblioteca da língua kaiowá. Tem importante atuação também na área cultural.

Já Margarida Maria Fontanella Gaigher foi homenageada com o título de “Cidadã Douradense”. Ela nasceu no interior de São Paulo e se instalou na cidade, oficialmente, logo após a formação em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no ano de 1982.  Dos 36 anos de serviços prestados ao Estado, 18 atuou como diretora das Escolas Floriano Viegas Machado e Pastor Daniel Berg. É militante do Partido dos Trabalhadores desde 1990. Foi vereadora por dois mandatos (de 2001 à 2008) e presidente da Casa no biênio 2005/2006. Instituiu o Prêmio Mulher Cidadã “Marta Guarani”. Até os dias atuais, a única mulher que foi eleita pelo PT no município. “O que muito me orgulha. Não basta ser mulher, tem que ser de luta”, afirma ela.

O militante na área de agroecologia, Antônio Paulo Ribeiro, recebeu o de “Honra ao Mérito”. Ele iniciou sua trajetória nos anos 90, como um jovem rural nos cursos de formação da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e depois na Pastoral da Juventude Rural, na coordenação diocesana de Dourados. Aqui instalado, passou a atuar na APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul). Em 2014 assumiu a coordenação técnica da unidade e em 2017 passou a integrar a Cooperapoms, uma cooperativa que compõe a Rede para incentivar a comercialização, na qual é diretor presidente.

Tetila também foi um dos homenageados da noite pelo vereador Marcelo Mourão. Ishy lembrou, no entanto, que já havia tido a honra de dar ao ex-prefeito o título de Cidadão Benemérito, em mandato anterior.  “Ele sempre trabalhou em benefício do bem-estar da população e do desenvolvimento local e regional”, afirmou Ishy. Durante a sua gestão, entre outras ações, importantes obras públicas foram construídas e/ou concluídas, como o Hospital Universitário, o Aterro Sanitário, o Centro Dorcelina Folador, a Casa para Mulheres Vítimas de Violência, 22 novos conjuntos habitacionais, cinco Centros de Assistência Social (CRAS), seis postos de saúde, 100 salas de aula (com o ingresso de 400 professores e sete mil estudantes na Rede Municipal), totalizando 530 obras pagas e entregues.