Ishy defende valorização de agentes de saúde em Dourados
02/02/2017 08:14

O vereador Elias Ishy (PT) se reuniu nesta quarta-feira (01) com os membros do Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias (Sindracse) para ouvir as principais reivindicações da classe, além de tomar conhecimento sobre a situação de trabalho desses profissionais.

Segundo o vereador, em tempos de dengue, chikungunya e zika vírus, bem como agora também a febre amarela, a população e o Poder Público devem entender o quanto esses trabalhadores são importantes para a comunidade. "Na reorganização da atenção básica de saúde, na prevenção e no controle das doenças", explica.

De acordo com o grupo, as condições de trabalho estão precárias e os agentes precisam verificar as ocorrências in loco, contribuindo de forma significativa para a melhoria da saúde da sociedade. A presidente do Sindicato, Silvia Salgueiro, lembra que está há anos, por exemplo, sem o crachá necessário para a identificação. "Somos ouvidos? Temos condições de trabalho?", questiona também João Lúcio.

Com o aumento de casos de microcefalia ainda, os agentes tem um papel fundamental no combate ao Aedes Aegypti, além de diminuir a fila nos atendimentos em Unidades Básicas de Saúde. "Sabemos dos nossos direitos e deveres", afirmou Solange Machado. O vereador acredita, então, que às ações contra os criadouros e a orientação são essenciais, por isso as condições de serviço devem ser melhores.

Ishy afirmou que irá abrir o diálogo com a atual gestão municipal para valorização e o atendimento das necessidades da categoria. "Farei o que estiver ao meu alcance para valorizá-los", afirma.

Vereador Elias Ishy reunido com membros do Sindracse. (Foto: Divulgação).