Ishy convida douradenses para live do Fórum Áreas Verdes sobre gestão ambiental
A atividade está relacionada a revisão do Plano Diretor de Dourados e o vereador é presidente da Frente Parlamentar que acompanha o caso
Elias Ishy é propositor da live do Fórum Áreas Verdes
Foto: Arquivo
14/08/2020 10:46

O vereador Elias Ishy (PT) convida a população douradense a participar de uma live do Fórum Municipal Áreas Verdes no dia 18 de agosto (terça-feira), às 18h30, transmitida pelo canal da entidade no YouTube. O tema abordado pelos participantes será Gestão Ambiental Municipal e faz parte das atividades relacionadas a revisão do Plano Diretor de Dourados, bem como pretende apresentar contribuições a partir de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos órgãos de controle social.

Ishy, atualmente, é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e da Frente Parlamentar de Acompanhamento da revisão do Plano. Ele vai debater o tema juntamente com a arquiteta e gestora ambiental, Aline Sanabria, que atua como Assessora de Projetos IMAM - Instituto do Meio Ambiente de Dourados- MS, com o promotor de justiça e mestre, Amilcar Araújo Carneiro Júnior, titular da 11ª Promotoria de Justiça e ainda o professor doutor Paulino Barroso Medina Junior, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que é também vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A atividade será mediada pelo internacionalista, Franklin Schmalz.

Para o vereador, é notório que a evolução econômica e social, por vezes, não respeita limites e que os impactos ambientais também são partes do processo de urbanização e de gestão, por isso a luta na defesa do meio ambiente sempre esteve presente em sua vida. Ele acompanhou a gestão 2001/2008 com avanços na política ambiental, como a própria instituição do Plano e é autor da Lei que tornou Dourados um dos primeiros municípios do Brasil a proibir a queima da palha da cana-de-açúcar.

Na fiscalização e defesa dos interesses públicos, também recorreu ao Ministério Público e ao apoio da sociedade para evitar, por exemplo, que o governo municipal entregasse a Sanesul - Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul - ao Governo do Estado, sem contrapartidas e sem o plano de saneamento básico, obrigatório  na época, bem como sempre valorizou os Conselhos Municipais, de participação social e controle social na gestão pública.

Ishy acredita que deve existir um diálogo constante entre a sociedade e o governo, principalmente antes do processo decisório das políticas públicas, e que a gestão deve disponibilizar e efetivar instrumentos que permitam que os cidadãos fiscalizem as ações do governo. Ele explica que será um debate muito importante e que fechará o ciclo de lives do Fórum sobre o assunto, possibilitando a produção de documentos para apreciação do Poder Executivo.

Para acessar e acompanhar os debates, o vereador pede para que todos se inscrevam no canal: https://www.youtube.com/c/FórumAreasVerdes e ainda conhecer as redes @areasverdes.dourados.

Texto/Fonte: Assessoria Parlamentar