Ishy comemora 50 anos do hip-hop, símbolo de resistência nas periferias
Solenidade proposta por Ishy conta com apoio de artistas locais e destaca rap, DJ, break e grafite
Ishy quer chamar atenção das autoridades para importância de investimento em projetos culturais
Foto: Francielle Grott/CMD
01/09/2023 09:02

No dia 20 de setembro, às 18h30, será realizada uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do movimento hip-hop, marcando uma trajetória de luta e resistência nas periferias do país. O vereador Elias Ishy (PT), propositor do evento, tem reforçado o pedido de apoio para a Prefeitura de Dourados na promoção das manifestações culturais e sociais.

Por meio do seu trabalho como parlamentar, Ishy propõe esse evento para celebrar o hip-hop como um símbolo de empoderamento e também de denúncia de problemas sociais. Entre os homenageados da solenidade deste mês estarão as icônicas batalhas – Cinquenta, Ipês, Lago, Centrão e C3, verdadeiras arenas onde a essência dessa cultura se manifesta.

Diversos artistas que contribuíram para a propagação do movimento em Dourados serão reconhecidos, entre eles Senkapuz, Miliano, Fase Terminal, SoulRa, Dani Muniz, Brô MCs e King Wild. Suas vozes e expressões artísticas têm sido fundamentais para dar visibilidade às questões estruturais do município, principalmente as que afetam as populações negras e periféricas. Também estão previstas outras homenagens, como para o segmento de mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+.

Segundo o artista Jean Ribeiro, apoiador da iniciativa parlamentar, essa é uma oportunidade de, primeiramente, celebrar os 50 anos de história de um movimento urbano, periférico e de rua, que teve suas origens nos Estados Unidos e que se tornou gigante no Brasil e no mundo. “É importante visualizar a importância de ocupar um espaço que é do povo por direito, com arte, cultura e, principalmente, resistência, pelo fato de o hip-hop ter nascido na rua, cumprindo um papel social importante para a formação de cidadãos conscientes e questionadores”, enfatiza.

Para Nathalya Escobar, artista do grafite, é importante ocupar espaços políticos para reivindicar os direitos e também o respeito, aspectos que já foram negados, segundo ela. “Há 50 anos, de maneira marginalizada e depreciada, o hip-hop segue resistindo, levando acessos e cultura para o povo da periferia. É preciso reconhecer a força dessa união e o quão longe nossa luta chegou, que é uma luta legítima e de suma importância”, explica.

Ao longo de cinco décadas, o hip-hop evoluiu de manifestação cultural, em meio à marginalização, para uma poderosa ferramenta de transformação social. “Por meio de sua música, dança, grafite e poesia, são traduzidos os desafios e anseios das comunidades. Por isso, convido a todos para participarem deste evento histórico, no qual passado, presente e futuro do hip-hop se encontram para inspirar a mudança e a superação”, afirma Ishy.

Para o vereador, a solenidade celebra as conquistas do movimento hip-hop, mas também chama a atenção das autoridades para a importância de investir em projetos e iniciativas que fortaleçam essa expressão artística e cultural em Dourados, ainda mais nas periferias. “É crucial reconhecer essa história e envolver o Poder Público em seu apoio, seja por meio da revitalização de espaços públicos, com o grafite como forma de expressão, ou do amparo às batalhas e competições que promovem a cultura”, finaliza.