Ishy cobra política habitacional e pede urgência em processo da saúde
- Para vereador, política de habitação deve ser acompanhada de outros equipamentos públicos e saúde não pode esperar -
Elias Ishy afirma que prefeitura deve ter planejamento para que novos bairros não fiquem desassistidos, com postos, escolas, parques, entre outros
Foto: Valdenir Rodrigues
19/05/2021 10:08

O vereador Elias Ishy requereu à prefeitura informações sobre os Programas e as principais ações definidas pela Agehab (Agência de Habitação Popular) quanto a política habitacional de Dourados, solicitando para que providenciem também, em caráter de urgência, a reativação dos Processos de Esterilização suspensos nas unidades de saúde do município. Esses documentos foram encaminhados na sessão de 17 de maio.

A gestão abriu, recentemente, uma alternativa do cadastro ser realizado de forma remota.  O parlamentar quer saber, então, qual o número de pessoas cadastradas atualmente e, desses, quantos possuem perfil para acessar os programas de interesse social. Além disso, ele questiona o número de famílias contempladas com unidades de habitação, de 2016 a 2020, especificando a quantidade de famílias.

Ishy lembra ainda sobre as áreas ocupadas irregularmente e pede que a prefeitura informe a quantidade, a localização, o total de pessoas residentes e quais já estão com alguma ação sendo providenciada para a regularização. O vereador pede que seja especificado quantos programas estão sendo implementados pela secretaria, identificando a localidade e equipamentos públicos previstos para atendimento dos demais serviços. “Pensar na moradia é alinhar a saúde, a educação, ao lazer dessas famílias. Devem ter planejamento para que os novos bairros não fiquem desassistidos, com postos, escolas, parques, entre outros”, afirma.

Quanto à saúde, Ishy justificou que desde 26 de abril de 2021, houve uma suspensão dos processos de esterilização nas unidades de saúde, conforme ofícios nº 17 e 20/2021 enviados em abril pelo Sindicato de Trabalhadores de Enfermagem (Sindenf) e protocolados na Secretaria Municipal, que tratam da falta de testes biológicos nas unidades e a falta de segurança e riscos que tal infração pode acarretar.

Para o vereador, a importância da esterilização de materiais hospitalares é essencial ao funcionamento desse setor, por isso, é urgente que o Executivo tome providências para garantir a validação dos materiais autoclaváveis. “É o processo onde vai se destruir todas as formas de contaminação por vírus, bactérias e fungos, não há como ficar sem esse processo no atendimento as pessoas”, finaliza.