Ishy cobra informações sobre Plano Municipal de Arborização
Plano de Arborização é preocupação de Elias Ishy
Foto: Arquivo
15/07/2020 11:00

No final do mês de junho o vereador Elias Ishy (PT) solicitou informações referentes ao Plano Municipal de Arborização Urbana a prefeitura de Dourados. O parlamentar explica que esse é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes necessárias para orientar a política de plantio, preservação, manejo e expansão das árvores.

Ishy questiona qual a atual situação da elaboração, o valor já investido neste trabalho, a previsão de gastos e a previsão para conclusão e apresentação do Plano. O vereador pede que seja encaminhado o cronograma das etapas previstas. “Ele pode amenizar situações como de plantar espécies inadequadas, poda irregular e, logo, na diminuição de transtorno com quedas”, afirma.

O vereador atualmente é presidente da Comissão de Meio Ambiente, mas tem cobrado a efetivação, pelo menos, desde 2012, lutando pela construção de políticas afirmativas com a participação social, quando elaborou um projeto de lei que tornava a arborização pré-requisito obrigatório e indispensável em vias e áreas verdes nos planos de parcelamento do solo, justamente para que o plantio das árvores não comprometesse as redes de água, esgoto, elétrica e de telecomunicação.

Em 2014, ele apontou a demora em efetivar políticas ambientais e, em 2017, inclusive, realizou uma Audiência Pública para tratar do assunto com a participação da Promotoria de Justiça e do Nurb/UFGD (Núcleo de Boas Práticas Urbanas) da Universidade Federal, principalmente porque o município não estava adequado, até então, a uma política de meio ambiente.

Texto/Fonte: Assessoria Parlamentar

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.