Ishy assume Comissão de Educação e cobra valorização da categoria
Ele também questiona investimentos em Kit Robótica, em reformas das unidades e ações em escolas indígenas
Educação é prioridade para vereador que, historicamente, faz a defesa da categoria
Foto: : Valdenir Rodrigues/CMD
16/02/2022 11:20

O vereador Elias Ishy assumiu a presidência da Comissão de Educação da Câmara de Dourados em 2022. A composição parlamentar desses órgãos é renovada a cada ano e nesse fazem parte os vereadores: Maurício Lemes como vice e Sérgio Nogueira como membro. Na ação fiscalizadora, o grupo atua como mecanismo de controle dos programas do Poder Executivo.

Nas primeiras sessões ordinárias, o parlamentar cobrou a valorização dos profissionais, lembrando que a qualidade do ensino também depende disso. Ishy defende um calendário de negociação salarial que envolva administrativo e magistério. Além disso, ele assinou a uma Moção da equiparação salarial dos (as) Professores (as) Convocados (as) da Rede Estadual, demonstrando total apoio ao Simted.

O vereador lembrou ainda da portaria que oficializou o aumento de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica da rede pública, conforme a Lei Federal 11.738/2008 - criada no governo do Partido dos Trabalhadores. “Nós sempre priorizamos a educação, historicamente fazemos a defesa da classe. Tanto Estado quanto Município devem abrir as negociações imediatamente, mas o diálogo sobre a política salarial deve ser permanente”, afirma.

No ano passado, Ishy defendeu, de forma extemporânea, que as sobras dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) fossem repassadas diretamente aos servidores, principalmente diante do cenário - que continua atual. Ao invés disso, a prefeitura informou investimentos em kits de robóticas.

Ishy encaminhou a prefeitura, então, solicitando informações sobre a composição, especificando os itens e custos, as unidades contempladas com os kits e laboratórios, o prazo de entrega, a previsão de utilização, o valor previsto para a construção e início das obras. Ele também questionou sobre o anúncio dos quase R$ 23 milhões em revitalizações de escolas. Ele quer saber quantas estão previstas, se contempla a parte elétrica e de esgotamento sanitário, a previsão orçamentária, a origem dos valores e o cronograma de execução.

Outra pauta que o parlamentar esteve intermediando foi a da política de educação indígena. Ele visitou a Escola da Reserva Panambizinho, a "Pa'i Chiquito", que está em uma situação precária. Ishy também solicitou à prefeitura estudos quanto à viabilidade na abertura de salas destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Aldeia Passo Piraju. “Temos que ter um olhar especial, entendendo sua cultura. São várias demandas apresentadas na pasta, garantia de muito trabalho”, finaliza.

O vereador mantém suas redes abertas à população. Os contatos para demandas também podem ser feitos pelo whatsapp (67) 9-99393849 ou e-mail mandatoeliasishy@gmail.com.