Ishy apresenta projeto de lei sobre hortas agroecológicas em Dourados
05/09/2017 09:05

05/09/2017 09h03 - Por: Erika Batista

O vereador Elias Ishy (PT), apresentou, na Câmara de Dourados, um projeto de lei que "institui o Programa de Hortas Agroecológicas Comunitárias e Educativas no município". Essas poderão ser instaladas nos terrenos públicos municipais não utilizáveis e em entidades sociais organizadas.

Segundo o texto, isso inclui as escolas e Ceim´s (Centro de Educação Infantil) que organizarão a comercialização ou distribuição dos produtos. "Isso será de responsabilidade do colegiado escolar ou da entidade responsável pela implementação da horta", relata o vereador que explica ainda que o plantio deve obedecer aos padrões técnicos de produção sem a utilização de produtos químicos e agrotóxicos e as hortas deverão receber as orientações técnicas da secretária da Agricultura Familiar.

De acordo com o vereador, o projeto tem por objetivo fomentar a produção de alimentos saudáveis, estimular a consciência da população e dos estudantes na importância da produção baseada nos preceitos da agroecologia, na promoção à saúde e na preservação ambiental.

Além disso, ele lembra que espaços não ocupados acabam acumulando lixo, propiciando à proliferação de animais peçonhentos e mosquitos. "Pretendemos contribuir com a gestão municipal na manutenção dos terrenos públicos ociosos espalhados na cidade", diz ele. Segundo Ishy, as escolas municipais que já possuem hortas podem ser contempladas com o programa e estimular a iniciativa.

Insira a matéria aqui