Ishy apoia Fórum de Cultura e solicita informações sobre cancelamento do FIP
20/02/2018 10:29

20/02/2018 10h28 - Por: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) apresentou uma Moção de Apoio ao Fórum Municipal de Cultura (FMC) pela luta "incansável" em defesa da política cultural em Dourados e pela mobilização no início deste ano na perspectiva de garantir à execução do Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP) aprovado no ano de 2017 para execução em 2018. O documento foi entregue a poetisa, Odila Schwingel Lange, secretária executiva do Fórum, que ocupou a Tribuna Livre da Câmara para falar sobre o assunto.

Segundo o parlamentar, a aplicação anual do FIP é legitima e merece o reconhecimento de todos (as). "O investimento em cultura deveria ser prioridade dos Governos, pois o desenvolvimento social e econômico do país, estado e da cidade não será completo se não vier acompanhando do cultural", afirmou Ishy.

Durante a sessão de segunda-feira (19), o vereador também encaminhou um requerimento à prefeitura solicitando informações sobre o cancelamento do edital 001/2017, que dispõe sobre seleção de projetos culturais pelo FIP. Ishy quer saber, por exemplo, quais foram os motivos que levaram o Executivo a cancelar o processo.

Além disso, o vereador pediu para que seja encaminhada uma cópia do parecer jurídico onde consta o embasamento legal para a ação, assim como o para o anulação. Ele questiona ainda quais foram os critérios de definição dos valores anuais destinado ao Fundo e quais são as providências que a gestão municipal está tomando no sentido de utilizar os recursos do FIP para o ano de 2018.

Na última sexta-feira (16), o mandato também acompanhou uma reunião com representantes da área cultural onde a prefeitura alegou que as decisões foram tomadas por "inobservâncias legais". Foi agendado para a sexta-feira (23) outro encontro que trará, segundo a administração, uma solução efetiva para esta situação. "Vamos acompanhar este caso e acreditamos que qualquer decisão que envolva a categoria deve passar por constantes diálogos", finalizou.

O documento foi entregue a poetisa, Odila Schwingel Lange, secretária executiva do Fórum / Foto: Thiago Morais