Ishy afirma que é preciso responsabilidade política para avançar quanto à saúde
31/05/2019 12:26

31/05/2019 12h21 - Por: Assessoria

Prefeitura de Dourados realizou a prestação de contas relacionada ao 1° quadrimestre

O vereador Elias Ishy, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, dirigiu nesta sexta-feira (31) a audiência pública de prestação de Contas da pasta, relacionada ao 1° quadrimestre da Prefeitura de Dourados. Foram apresentados os documentos contendo os recursos aplicados, auditorias realizadas ou em execução, oferta e produção de serviços próprios, bem como de empresas contratadas e conveniadas. A atividade é obrigatória conforme o artigo 48 da Lei nº 101/200. "É preciso muita responsabilidade política para avançar", afirma o parlamentar.

Foram apresentados os relatórios oficiais do SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde), dos quatro primeiros meses, lembrando que no início a gestão ficou a cargo do Vagner da Silva Costa, presente na audiência e, logo após, de Berenice de Oliveira Machado Souza. Uma auditoria em andamento relatada foi a da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

O vereador Juarez de Oliveira, membro da Comissão, questionou sobre os serviços de oncologia e a prefeitura afirma que encaminhou uma proposta do Ministério da Saúde, a exemplo da Cassems. Outro questionamento foi quanto à falta de médicos de plantão, principalmente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Segundo a gestão, foram colocados profissionais em UBS (Unidades Básicas de Saúde) no período noturno para cobrir essa situação.

De acordo com Costa, a demanda da UPA são pelas áreas descobertas pelas UBS’s, o que atualmente chega a 60 mil pessoas, portanto, segundo a administração, ainda se precisa trabalhar para ampliação da equipe de saúde da família no município, com reposição de pessoal e equipamentos. "Mais um médico não vai resolver o problema, precisamos de investimento na atenção básica, que recebe apenas 29 % da receita", diz ele.

Foi relatado que a população necessita da investigação do que está causando a enfermidade, mas na urgência só se resolve o problema pontual. Representantes da Secretaria relataram que o município deveria priorizar recursos à atenção básica e que a média e alta complexidade deveria ficar mais a cargo do Governo Estadual e Federal, pois se não mudasse esse contexto, ficaria difícil avançar.

Eles lembraram que no dia 11 de junho será realizada uma reunião proposta pela Comissão de Saúde para apresentação do Plano que poderia decidir sobre a mudança de investimento. Ishy indagou sobre a responsabilidade do município, que deve executar e gerir os problemas. "A Prefeitura deve cumprir seu papel e não passar a responsabilidade ao Legislativo", afirmou o parlamentar.

Com relação às políticas, Ishy também lembrou que é preciso que a prefeitura invista na educação, sensibilizando a população para os cuidados e a prevenção. Para quem quiser assistir a transmissão, basta acessar o canal da Câmara no YouTube: ou por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=spsxJYcRpHw.

A audiência pública acontece nesta manhã na Câmara Municipal (Foto: Thiago Morais)