Idenor Machado implantação do projeto Feira da Saúde nas Escolas em Dourados
05/08/2015 07:41

Vereador diz que temas como drogas, bullying, alimentação saudável, atividades físicas, prevenções de doenças podem ser pesquisados e levados a conhecimento da população

O vereador Idenor Machado (DEM) apresentou na sessão desta segunda-feira (3) da Câmara de Dourados indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), solicitando que às secretarias de Educação, Saúde e Planejamento desenvolvam projeto no sentido de criar nas escolas da rede municipal de ensino a “Feira da Saúde nas Escolas”.

Em sua justificativa, Idenor disse que o PSE (Programa Saúde na Escola), instituído pelo Decreto nº 6.286 de 05 de dezembro de 2007 do Governo Federal, tem como finalidade contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde dos estudantes.

“O que pretendemos com o projeto Feira da Saúde na Escola é fazer com que os próprios estudantes com a orientação dos professores realizem trabalhos na área da saúde e possa mostrar para a comunidade as formas de prevenir enfermidades, meios de tratamentos e cuidados que possam levar a população a evitar vários tipos de doenças”, disse Idenor.

De acordo ainda com o presidente da Câmara, a grande diferença entre os dois projetos está justamente no objetivo final dos mesmos. Enquanto o Programa Saúde na Escola visa diretamente a saúde do estudante, a Feira da Saúde levará o estudante a pesquisar e mostrar através de feiras abertas à comunidade, as formas de prevenir as enfermidades mais constantes na população.

Temas como drogas, bullying, alimentação saudável, atividades físicas, prevenções de doenças comuns podem ser pesquisados e levados a conhecimento da população pelos próprios estudantes. “Os dois projetos podem caminhar juntos, dando uma maior eficácia e estimulando a pesquisa por parte dos estudantes e estimulando nos mesmos o interesse para a escolha da futura profissão”, finalizou Idenor.

Vereador do DEM apresentou indicação pedindo a criação de um projeto que possibilite formação integral dos alunos por meio de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças (Foto - Assessoria)