Hospital da Mulher e da Criança vai desafogar maternidade, diz Daniela
24/08/2017 07:08

24/08/2017 07h06 - Por: Assessoria

A vereadora Daniela Hall (PSD) comemorou a assinatura de ordem de serviço para início das obras de construção do Hospital da Mulher e da Criança e acredita que a unidade vai desafogar a maternidade pública. Segundo ela, hoje o Hospital Universitário atende quase o dobro de sua capacidade, tendo uma taxa de ocupação de quase 182% na obstetrícia. "Esse projeto representa a possibilidade de atender com dignidade a nossa população e também de melhorar as condições de ensino, de receber e formar os acadêmicos de Medicina, além de ampliar os programas de residência no HU", destaca a vereadora.

Durante o discurso na solenidade que contou com a presença do ministro da Educação Mendonça Filho, a vereadora relembrou as etapas dessa luta, que começou em 2009. "Eu ainda era assessora do deputado federal Geraldo Resende e sou testemunha da persistência dele e de toda a nossa equipe para trazer esse hospital para o município. Como mãe e única mulher da Câmara de Vereadores, tenho certeza de que esse hospital será um divisor de águas na saúde materno-infantil, que é uma das minhas principais bandeiras de luta", comemorou.

Daniela e os demais vereadores também entregaram o título de "Cidadão Douradense", para o ministro numa iniciativa do vereador Alan Guedes. "Foram anos de luta e somente na gestão do ministro Mendonça Filho, tivemos essa garantia. Estamos falando de uma grande obra hospitalar para o nosso município e que vai se tornar realidade. Nossa homenagem é uma forma de agradecer o empenho e o trabalho em atender aos nossos pedidos", disse Daniela.

Conforme Daniela a obra será executada em etapas, de forma modular, ou seja, ao ser concluída cada fase, o espaço já pode ser usufruído, sem interferir na fase seguinte. A primeira etapa terá início neste segundo semestre, e a previsão é que esteja concluída em 24 meses.

Será uma edificação com área construída de 6.370,68 metros quadrados, além de 18 mil metros quadrados de urbanismo (estacionamento, pavimentação, paisagismo, passeio e guaritas) e infraestrutura completa. Com a primeira etapa concluída, o Hospital ofertará 55 leitos e serviços de pronto-atendimento pediátrico, pronto-atendimento obstétrico, alojamento conjunto da maternidade, Centro de Parto Normal com cinco quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Centro Obstétrico com quatro salas cirúrgicas, Ambulatório Pré-Natal de Alto Risco, além de estruturas de apoio, como sala de plantão, área de apoio a Ensino e Pesquisa, brinquedoteca e área de convivência, com café e recepção geral.

A segunda etapa consiste em uma área construída de 3.304,42 metros quadrados, que abrigará futuramente mais 80 leitos, distribuídos entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), além de estruturas de apoio, como Banco de Leite Humano, Ambulatório Segmento Recém-Nascido, plantão e apoio ao Ensino e Pesquisa. O tempo de obra estimado para a segunda etapa é de 12 meses.

O custo total da obra, incluindo as duas etapas, é estimado em R$ 51.404.671,72, portanto, a verba destinada pelo MEC e pela Ebserh será suficiente para conclusão da primeira parte do prédio, já que a empresa venceu o processo licitatório apresentando orçamento de R$ 34 milhões, já assegurados pelo Governo Federal e emendas parlamentares.

Vereadora Daniela Hall destaca importância do Hospital para o ministro Mendonça Filho / Foto: Eder Gonçalves