Hospitais e maternidades devem divulgar que gestante tem direito a solicitar doula
Esta é uma proposta do vereador Rogério Yuri que altera e cria dispositivos na lei n°. 4.218, que permite a presença de doulas sempre que solicitadas pela parturiente, em Dourados
Segundo a proposta do vereador, o direito a doula garantido em lei deve ser informado locais de atendimento e recepção, de forma visível, assim como constar impresso, de forma legível, no cartão da gestante
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/08/2022 08:36

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (29) que hospitais, maternidades e casas de parto públicas e privadas de Dourados, devem divulgar o direito da gestante a um acompanhante e de solicitar a presença da doula, sempre que solicitado durante período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Esta informação deve estar em locais de atendimento e recepção, de forma visível ao público, assim como constar impresso, de forma legível, no cartão da gestante. A proposição é do vereador Rogério Yuri (PSDB) e segue agora para segunda discussão e votação, na próxima sessão do dia 5 de setembro.

A palavra doula tem origem grega e se traduz por “mulher que serve”, o que explica a função de ajudar grávidas na gestação, no parto e também após o nascimento do bebê. Hoje as doulas são profissionais contratadas, principalmente por mulheres que buscam um parto mais humanizado. Apesar de não serem médicas ou enfermeiras, essas profissionais estão autorizadas a estar por perto desde o momento em que a mulher entra no hospital até os primeiros dias do bebê.

“A garantia da presença das doulas nas maternidades já é uma realidade em nosso município com a lei n°. 4.218 de 16 de outubro de 2018, o que consolida o exercício da profissão para essas profissionais. Porém, a existência da lei ainda é de fato desconhecida de parte da assistência obstétrica, muitos profissionais ainda colocam para as pacientes a necessidade de se optar pelo acompanhante ou pela doula, sendo que ela tem direito aos dois”, justificou o autor da medida.

Rogério Yuri ainda destaca que é fundamental que as futuras mães estejam tranquilas no momento do parto. "Sabemos que as doulas têm esse papel de garantir esse conforto emocional. Por isso, ao propor a obrigatoriedade de divulgar este direito à parturiente, é uma forma de garantir que a experiência do parto seja mais agradável e segura com a presença de doula, se assim for seu desejo”, ressaltou o parlamentar.